Prefeita Angela Mercer participa de evento do Projeto Jovem Mãe

PTB Notícias 8/04/2013, 8:59

O Instituto Mundo Melhor (IMM) reuniu na quinta-feira (4/4/2013) os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação envolvidos no atendimento do Projeto Jovem Mãe, para o início das atividades de 2013.

O município de Tibagi (PR), presente no evento, recebeu a doação de uma televisão para a sala virtual do CRAS.

O evento foi aberto pelo mantenedor do IMM, Márcio Pauliki, a presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Tibagi, Angela Mercer de Mello (PTB), e o prefeito de Ipiranga, Roger Selski.

“O desenvolvimento econômico precisa gerar desenvolvimento social.

A parceria público-privada é importante porque dispensa o entrave burocrático que o município precisa seguir e agiliza o atendimento à população.

Quando damos uma oportunidade para uma jovem mãe de se desenvolver pessoal, social e profissionalmente, estamos atendendo as gerações futuras”, acredita Pauliki, destacando que o projeto busca a inclusão social das jovens mães.

A prefeita de Tibagi e presidente da AMCG ressaltou a importância do resgate da alta estima das jovens mães através das ações do projeto.

“Sei a importância de ter um acompanhamento e uma estrutura familiar para colocar as nossas crianças no caminho certo.

O projeto Jovem Mãe tem os olhos voltados para o futuro.

O futuro das crianças de mães muito jovens.

Estas mães adolescentes perdem a motivação de voltar aos estudos, à sua vida social e de conseguir uma oportunidade de trabalho.

É preciso que a sua alta estima seja novamente elevada e este trabalho faz com que as jovens mulheres lutem pelos seus sonhos e objetivos”, afirmou Angela Mercer.

Após a abertura, os profissionais envolvidos no atendimento do projeto participaram do primeiro módulo de treinamento durante toda a tarde, que foi aplicado por professores do Curso de Psicologia das Faculdades Pequeno Príncipe de Curitiba, instituição responsável pela aplicação dos conteúdos do Jovem Mãe.

O Projeto Jovem Mãe realiza na primeira etapa o mapeamento dos indicadores de desenvolvimento infantil, tendo como base os dados referentes a bebês nascidos de mães com até 17 anos de idade e, na segunda etapa, são realizados encontros periódicos com os profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação que estão envolvidos diretamente no acompanhamento das jovens mães.

Com a capacitação dos técnicos e profissionais, o resultado esperado é a multiplicação do conhecimento para as jovens mães, beneficiando as crianças.

O objetivo do projeto é promover as jovens mães, através da construção de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

O projeto teve início em 2009 e já atendeu aproximadamente 1.

000 jovens.

Atualmente, está presente em 21 municípios: Arapoti; Araucária; Campo Largo; Carambeí; Castro; Colombo; Curitiba; Fernandes Pinheiro; Imbaú; Imbituva; Inácio Martins; Ipiranga; Irati; Palmeira; Ponta Grossa; Rebouças; Reserva; São João do Triunfo; São José dos Pinhais; Telêmaco Borba; e Tibagi.

Anualmente aproximadamente 300 jovens mães são atendidas e 100 profissionais estão envolvidos com o projeto.

Os treinamentos presenciais com os professores das Faculdades Pequeno Príncipe de Curitiba acontecem a cada dois meses.

O próximo acontece no dia 21 de junho.

Também estiveram representados no evento a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Relações com a Comunidade e a Assessoria Especial da Juventude do governo do Paraná.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Inter Ponta