Prefeita Célia Rocha destaca criação do programa Gestor bem-intencionado

PTB Notícias 7/03/2013, 7:46


A prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), participou na terça-feira (5/3/2013) da apresentação do programa “Gestor bem-intencionado”, uma plataforma que congrega treinamento e educação à distância, normas do Sicap (Sistema Integrado de Controle e Auditoria Interna), criação e manutenção dos portais de transparência para facilitar o fluxo de informações entre as prefeituras e câmaras.

O programa é uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Associação dos Municípios Alagoanos e a União dos Vereadores de Alagoas e tem como objetivo principal facilitar as informações que as prefeituras e Câmaras precisam enviar ao TCE/AL, reunindo tudo em uma plataforma online, que já funcionaria também como portal da transparência.

Durante o evento, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, disse que o programa marca o início de uma nova era entre os municípios alagoanos e o Tribunal e chega numa hora oportuna porque vai auxiliar o trabalho das prefeituras tanto no andamento das informações como no comprimento da lei de transparência fiscal.

“Ao assumirmos a presidência da Associação identificamos a necessidade desta ferramenta é também por este motivo que estamos aqui; para apoiar e estimular a adesão dos prefeitos ao este programa tão importante.

Tornar esse instrumento viável constitui um passo importante e necessário, que, associado a outras medidas, pode representar mudança significativa nas práticas públicas”, acrescentou Marcelo Beltrão.

Segundo a prefeita Célia Rocha, com esse programa, os gestores ampliarão as respostas dadas a sociedade.

“Com certeza é de suma importância para Arapiraca.

Estamos comprometidos com o município e com as boas práticas, sempre prestando serviço de qualidade e respeitando legislação.

” Após a adesão dos municípios, o técnico responsável pelo sistema no município receberá um treinamento à distância sobre a ferramenta.

Além de facilitar o envio das informações contábeis através do Sicap, sobre licitação, convênios e contratos, o programa padroniza o envio em seu processo eletrônico.

O diário oficial será outra facilidade que vai garantir o acesso a todos os prefeitos e câmaras que precisem fazer suas publicações pelo Diário Oficial do TCE/AL, evidenciando as ações dos municípios e diminuindo assim os custos com a publicação em outro meio.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Primeira Edição