Prefeita Célia Rocha discute criação de Consórcio Sustentável do Agreste

PTB Notícias 13/03/2014, 17:47


Em encontro realizado na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Antônio Rocha, a prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), debateu com alguns prefeitos alagoanos a necessidade da criação de um Consórcio Sustentável da Região Agreste.

Entendendo que a preocupação com o meio rural é ponto convergente em muitos municípios, a reunião expôs o que já acontece em outras 18 cidades do Médio e Alto Sertão e Bacia Leiteira de Alagoas, por meio do já existente Consórcio Para o Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri).

Quem trouxe os apontamentos foram o secretário-executivo do Condri, Edilson Ramos, e o presidente do consórcio, o prefeito de Poço das Trincheiras, Gildo Rodrigues (PSC), a apresentar os apontamentos e avanços naquelas 18 localidades, após a união de forças e apuro para adquirir recursos federais.

“Desta forma, com a criação deste consórcio sustentável de nossa região, poderemos trabalhar melhor a inclusão produtiva e a ampliação da insfraestrutura hídrica para a construção de pequenas barragens e cisternas para nossas famílias que vivem no campo e que precisam de um auxílio para alavancar seus negócios”, pontua Célia Rocha.

Estiveram presentes durante a explanação do Congri, os prefeitos de Coité do Nóia, José de Sena Neto, o Seninha (PMDB); de Feira Grande, Veridiano Almir (PMDB); e de Craíbas, Bruno Pedro (PTB), todos eles interessados em formar o consórcio.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Rui Medeiros, a configuração desta medida vai propiciar um desenvolvimento territorial ao invés de apenas nos municípios isolados, por si só.

“Por meio do contrato de recursos federais para o avanço da região agrestino, os pequenos produtores rurais poderão, pela inclusão produtiva, começar a criar caprinos e ovinos, em que ambos têm grande capacidade de oferta por aqui”, diz o secretário.

Uma nova reunião ficou marcada para o próximo dia 25 deste mês, novamente no Centro Administrativo Antônio Rocha, mas também com convite estendido aos prefeitos dos municípios do Girau do Ponciano, Fábio Aurélio (PSD), e da Lagoa da Canoa, Álvaro Melo (PMDB), a partir das 8h, para tratar de estatuto e da criação do consórcio.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de ArapiracaFoto: Prefeitura de Arapiraca