Prefeita Célia Rocha lança ações às arapiraquenses no Dia da Mulher

PTB Notícias 9/03/2013, 7:58


No Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, 8/3, as arapiraquenses ganharam um grande presente da Prefeitura de Arapiraca (AL).

Durante toda a manhã desta sexta-feira, ações educativas, preventivas, culturais e de beleza voltadas para as mulheres do município foram realizadas no Calçadão do Largo Dom Fernando Gomes, no Centro.

A iniciativa partiu da prefeita Célia Rocha (PTB) e foi coordenada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Indústria e Comércio, Cultura, Turismo e Lazer, e Educação e Esportes; Previdência Social, Corpo de Bombeiros, Sesc, Sesi, Sest/Senat, e iniciativas privadas.

As secretarias de Assistência Social e Educação realizaram atitudes preventivas contra agressões físicas, morais e sócioeducativas, a fim de conscientizar a sociedade arapiraquense em relação às questões femininas.

A Previdência Social disponibilizou para as mulheres a confecção da segunda via de identidade, registro civil e carteira profissional.

Auxiliando e promovendo o bem-estar feminino, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma série de atividades voltadas exclusivamente a mulher arapiraquense.

A Promoção da Saúde prestou o serviço de divulgação e entrega de materiais informativos, no que se refere a melhoria na qualidade de vida feminina, antitabagismo, prevenção a acidentes e violência no trânsito, prevenção e promoção a saúde contra o álcool e outras drogas, além do estímulo a cultura da paz.

A Saúde da Mulher deu as principais coordenadas para uma melhor amamentação, desde a informação de quando as mamães devem dar de mamar ao seus filhos, até a doação do excesso do leite materno para as crianças que necessitam do aleitamento e a importância do parto normal.

Kits perfumados foram entregues as genitoras e seus bebês como forma de parabenizar o pré nascimento de mais um (a) arapiraquense.

Na ocasião, dezenas de mulheres receberam o encaminhamento para exames já marcados para mamografias e citologias.

Por sua vez, a Vigilância Sanitária falou sobre a importância da vistoria das datas de fabricação e validade de medicamentos, cosméticos e alimentos, colocando a disposição uma cartilha de orientação geral a esse consumo.

O grupo teatral Informação, Educação e Comunicação (IEC) realizou uma intervenção artística para conscientizar a sociedade arapiraquense sobre agressão física e moral do público feminino, com a peça intitulada “Lei Maria da Penha”.

Para levantar a alto estima da mulher de Arapiraca, a secretaria de Industria e Comércio, em parceria com uma empresa de cosméticos, forneceram um dia de salão de beleza na rua do calçado do Centro.

Serviços como make ups, penteados e SPA de unhas foram disponibilizados para todas que desejassem ficar mais bonitas.

SMTT Com ações educativas no trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) participou, na manhã desta sexta-feira (08), no Largo Dom Fernandes Gomes, da campanha da Prefeitura de Arapiraca em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

As secretarias municipais de Políticas para as Mulheres, de Saúde, de Educação e a SMTT se engajaram com ações sociais e educativas destinadas às mulheres arapiraquenses.

O Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Social da Indústria (SESI) também participaram do evento.

Várias ações foram desenvolvidas pelas secretarias e instituições, a exemplo da distribuição da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.

340/2006) à população, como também distribuição de preservativos femininos e masculinos, vacinação, serviços de beleza, entre outros.

O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, as secretárias da Mulher, Hysete de Fátima, e de Educação e Esporte, Ana Valéria, estiveram presentes ao evento durante toda a manhã do Dia Internacional da Mulher.

“Essa parceria entre as secretarias e a SMTT fortalecem cada vez mais as ações da Prefeitura de Arapiraca, uma vez que a prefeita Célia Rocha reforça essa união em prol do desenvolvimento da cidade e do bem-estar da população”, disse Ricardo Teófilo.

A secretária da Mulher afirmou que a participação da SMTT ao evento é de grande importância porque além de disciplinar o trânsito, com a presença de agentes municipais, proporciona o engajamento de todos os órgãos da prefeitura da cidade.

“É muito importante o entrosamento de todos para que as ações da Prefeitura de Arapiraca ocorram da melhor maneira possível atingindo seus objetivos que é o de conscientizar a população sobre as questões da mulher e também envolver os moradores da cidade ao trabalho municipal, destacou Hysete de Fátima.

Charme no trânsito – Munidos de esmaltes, bombons e de adesivos educativos, a equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), da SMTT, fez um trabalho dinâmico no trânsito com a distribuição de kits para as mulheres que conduziam seus veículos no momento da ação.

À medida que os integrantes do DET entregavam os produtos às mulheres, o momento era registrado em fotografia.

Para a agricultora Janicleide Soares, que foi abordada pela equipe da SMTT, a ação educativa foi uma surpresa.

“Fiquei até emocionada porque não esperava receber um esmalte, um chocolate e este adesivo assim, no trânsito.

É uma iniciativa da Prefeitura que comove a gente e nos deixa ainda mais responsáveis de sermos prudentes ao volante”, Janicleide.

A professora Maria da Penha Barbosa que guiava uma moto biz vermelha disse que ficou meio nervosa por achar que era uma blitz, embora estivesse com a documentação em dia.

“Vocês me pegaram de surpresa, confesso que por essa eu não esperava, o kit é uma gracinha, adorei”, confessou a professora.

Os adesivos distribuídos pela SMTT fazem parte da campanha educativa do Governo Federal como o tema “Pare, Pense, Mude”.

Trata-se de uma conscientização educativa para que as pessoas possam se respeitar no trânsito e conduzir seus veículos dentro da lei, nos prosseguimentos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A SMTT também produziu um vídeo em homenagem à mulher com a seguinte mensagem: “Mulher, com você o trânsito fica mais bonito: 08 de março, Dia Internacional da Mulher”.

SMTT Arapiraca: “Educar para conscientizar”.

O vídeo foi reproduzido no telão das ruas Boa Vista e Estudante José de Oliveira Leite, no Centro.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Prefeitura de Arapiraca