Prefeita Célia Rocha lança hoje projeto Vida na Faixa, em Arapiraca (AL)

PTB Notícias 19/07/2013, 7:52


A prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Ricardo Teófilo, vão lançar nesta sexta-feira (19/7/2013) o projeto Vida na Faixa, na Praça Marques, Centro de Arapiraca.

As novas faixas de pedestre da cidade já receberam nova pintura.

Elas foram revitalizadas e pintadas de vermelho e branco e foram bem aceitas pela população, que está respeitando esse dispositivo para a própria segurança.

A ideia é chamar atenção tanto do pedestre quanto do condutor de veículos.

Além disso, estimulá-los a respeitarem a faixa e fazerem bom uso dessa sinalização horizontal.

Esse é o objetivo do projeto “Vida na Faixa”, determinado pela prefeita Célia Rocha como uma das ações de impacto realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), nos projetos de educação para o trânsito.

O projeto “Vida na Faixa”, elaborado pela equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), do órgão municipal, em parceria com a Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, tem a proposta de conscientizar o motorista a respeitar a faixa de pedestre (parando o veículo para o pedestre atravessar a via) e ao cidadão ultrapassar a rua por cima da faixa com segurança.

Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, a base do projeto é essa consciência de circulação urbana, um respeitando o outro e gerando a paz no trânsito.

“É isso que queremos e esse projeto reúne ações conjuntas de engenharia, educação e fiscalização de trânsito”, apontou.

O projeto Vida na Faixa contempla, sobretudo, a mobilidade urbana, dando acesso nas vias às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Para isto, a SMTT também está construindo rampas de acesso, sinalizadas com pintura do símbolo da Placa Internacional de Cadeirante.

Cruzamentos de maior fluxo de pessoasCom o slogan “Faixa de Pedestre: Quem você ama também passa por aqui! Arapiraca Respeita!”, o projeto “Vida na Faixa” vai utilizar os cruzamentos que possuem maior fluxo de pessoas no Centro da Cidade.

De início, 21 faixas já foram revitalizadas e pintadas de vermelho e branco, fazendo alusão à sinalização de regulamentação “Pare”, ou seja, “Parada Obrigatória” (R-1), que tem as mesmas cores e com isso conscientizará o condutor a parar diante da faixa no instante da passagem do pedestre.

Já receberam as novas cores as faixas de pedestre que ficam na Rua Estudante José de Oliveira Leite com a Avenida Rio Branco, na Praça Marques da Silva, onde será o lançamento do projeto.

E, também, das ruas Estudante com Fernandes Lima; Praça Manoel André (em frente ao restaurante Jerimum), Rua São Francisco (em frente ao Hospital Regional de Arapiraca), entre outros pontos da cidade.

A SMTT através do Departamento de Trânsito (DT) e do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) fez um levantamento fotográfico de toda a malha viária do Centro de Arapiraca para facilitar a execução do projeto.

“Acreditamos que campanhas educativas como esta possam conscientizar a população e os motoristas da cidade para termos um trânsito seguro e diminuir os índices de acidentes como os atropelamentos”, justificou Ricardo Teófilo.

Campanha nas ruasPara fortalecer o lançamento do projeto, a Prefeitura de Arapiraca e a SMTT colocaram a campanha nas ruas em cinco outdoors distribuídos em pontos estratégicos da cidade, além de faixas aéreas nas principais ruas do Centro.

A ideia é alertar a população arapiraquense para que cada um faça a sua parte e contribua para um trânsito seguro.

Também foram confeccionados panfletos, adesivos, sacolas de câmbio, camisas, entre outras peças de divulgação.

Além das ruas, haverá divulgação nas escolas da rede pública municipal para estimular professores, pais e alunos a discutirem sobre a segurança no trânsito e a importância de respeitar a sinalização.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Prefeitura de Arapiraca (AL)