Prefeita Célia Rocha participa de encontro de prefeitos em Paripueira (AL)

PTB Notícias 28/09/2013, 8:34


A prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), acompanhada do vice Yale Fernandes (PMDB), participou ativamente, nesta sexta-feira (27/09), na cidade de Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas, dos debates ocorridos na segunda edição do seminário “Alagoas, Realidades e Perspectivas”.

O evento promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) ocorreu na Chácara Santo Amaro.

A prefeita Célia também estava ladeada com a presença da secretária municipal de Governo, Cícera Pinheiro, e da Coordenadora de Comunicação, jornalista Mônica Nunes.

Ainda estiveram presentes o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB), ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, senador Fernando Collor (PTB), ex-governador Ronaldo Lessa (PDT); ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida; presidente da AMA, prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PMDB), presidente da Uveal, Hugo Wanderley, deputados federais Paulo Fernando, Paulão (PT); Maurício Quintella (PR), Rosinha da Adefal (PT do B), Renan Filho (PMDB), Francisco Tenório (PMN), deputados estaduais Ricardo Nezinho (PMDB), Flávia Cavalcante (PMDB), Sérgio Toledo (PDT), Marquinhos Madeira (PT), entre outras autoridades, como o secretário de Estado de Articulação, Rogério Teófilo, que representou governador Téo Vilela no evento.

Na abertura do seminário, o prefeito de Paripueira, Abrahão Moura, falou da crise financeira porque passam os municípios, com a desoneração dos impostos federais e quedas nos repasses do governo federal.

“Esse seminário chega na hora certa e momento adequado para debater soluções e alternativas para o desenvolvimento da região e de Alagoas”, frisou Moura.

Por sua vez, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, agradeceu aos prefeitos, prefeitas, vereadores e representantes da bancada federal, citando o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB), e a presença do ministro dos Esportes, o alagoano Aldo Rebelo, entre outras autoridades.

FPMEm seu discurso, Beltrão entregou ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, documento assinado pelos prefeitos e prefeitas solicitando apoio para aprovação de projeto elevando de 1% para 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aos municípios.

O documento também reivindica a correção nos valores de repasse da merenda escolar e no transporte para estudantes nas cidades alagoanas.

Representando a Fundação Ulisses Guimarães, o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), citou a presença de prefeitas alagoana, na pessoa da gestora Célia Rocha, e pontuou dois discursos relevantes do ex-governador Ronaldo Lessa, como a prioridade de discussões voltadas para resolver o problema da dívida de Alagoas.

‘Cada prefeito sente o problema.

Isso precisa ser aprofundado com um novo pacto federativo para rever a distribuição recursos concentrados na União, que transforma o Congresso Nacional, cada deputado, senador empenhado em pequenas coisas e pedindo dinheiro para os gestores construírem praças, escolas.

Tem de haver autonomia municipal, evitando a romaria de prefeitos que poderiam resolver isso nos município.

Os grandes temas nacionais começaram depois da mobilização dos prefeitos, incluindo descentralização da Saúde, combate ao analfabetismo, adoção de programas de inclusão social.

Luciano também citou Renan Filho, que defendeu a federalização da Rodovia AL-101 Norte, universidades, escolas técnicas, aeroporto, infraestrutura para alavancar o desenvolvimento.

“Vocês estão aqui para debater soluções e alternativas, a exemplo do saneamento básico para fortalecer a infraestrutura turística nessa importante região de Alagoas”, acrescentou.

Por sua vez, o senador Fernando Collor enalteceu a iniciativa dos organizadores do seminário, ressaltando o trabalho da bancada alagoana no apoio aos prefeitos e prefeitas.

“Estamos sempre atentos aos anseios da população e em contato permanente com a presidente Dilma, que já enviou ministros e ministras de Estado para ajudar Alagoas a melhorar os seus indicadores sociais”, frisou Collor.

Em seu discurso, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, voltou a destacar o seminário como um fórum de debates acerca dos principais problemas dos municípios.

“Tenho a satisfação de estar em um posto que pode ajudar o desenvolvimento de Alagoas.

Podem contar comigo e com toda a união da bancada federal, para encontrarmos alternativas e meios para ampliar as ações a favor dos agricultores, empresários e de toda a sociedade alagoana melhorar os indicadores sociais”, acrescentou Renan.

A prefeita Célia Rocha foi uma presença bastante referendada pelas autoridades presentes no evento.

Ela aproveitou o momento para reafirmar a necessidade de outros seminários, nas diversas regiões de Alagoas.

“Nosso estado precisa avançar, e tudo passa pela autonomia dos municípios, com adoção de medidas eficazes que revejam os valores de repasse do FPM, transporte escolar, entre outros recursos para as prefeituras viabilizarem as finanças na realização de projetos em benefício dos moradores”, completou Célia.

O próximo seminário deve ocorrer no fim deste ano, na cidade de Penedo.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Alagoas 24 Horas