Prefeita Célia Rocha reitera compromisso com saúde de Arapiraca (AL)

PTB Notícias 12/05/2015, 11:19


“A qualidade de vida começa já no útero de nossas mães arapiraquenses.

” Foi com esta afirmação que a prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), reiterou seu compromisso com a saúde, durante abertura da 4ª edição da Semana 100% Mamãe Bebê.

O evento aconteceu na segunda-feira (11/5/2015), um dia após o Dia das Mães, no Levino”s Gold, bairro da Baixa Grande, contando com representantes do setor no município.

Ao lado dos secretários municipais de Saúde, Ubiratan Pedrosa, e de Planejamento, Cícera Pinheiro, Célia Rocha salientou as ações que têm intensificado o trabalho de humanização na cidade, como o Espaço Nascer, especializado em gestantes de alto risco; Rede Cegonha, que busca garantir às gestantes acesso à informação e atendimento de qualidade; Banco de Leite, o qual oferta leite materno para bebês prematuros; e Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), atuando em 10 localidades vulneráveis de Arapiraca, a acompanhar o desenvolvimento dos pequenos e suas mamães.

“Eu insisto em investir na saúde, porque nada paga a vida de uma criança.

Não adianta levantar prédios, se eu, como médica pediatra, não vejo os cidadãos arapiraquenses sendo bem cuidados.

Estamos, há muito, humanizando nossas práticas diárias e essa contribuição dada por cada um de vocês, que atendem nas nossas unidades de saúde, surtirá efeito com nossos pequenos crescendo, se desenvolvendo fortes e saudáveis.

Com este foco e determinação, teremos ainda mais orgulho lá na frente”, disse a prefeita petebista.

Compuseram a mesa de abertura do evento, além de Célia Rocha e dos secretários, a representante municipal do Fundo das Nações Para a Infância (Unicef), Maria Adjinã Martins; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edilson Melo; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paula Oliveira.

Café com ProsaJá dentro da programação desta nova edição da Semana 100% Mamãe Bebê, na oportunidade ocorreu a Oficina de Sensibilização Sobre a Humanização com Foco no Ciclo Gravídico-Puerperal, com as psicólogas Kaanda Barros Ribeiro e Tereza Cristina Barros Ribeiro.

As especialistas realizaram um momento muito especial de vivências, o que emocionou bastante os participantes da abertura.

Ao final, foi servido um coquetel.

Por sua vez, uma extensa programação ocorrerá durante esta especial semana.

Já nesta terça-feira (12), no Planetário Digital, haverá uma exposição argumentativa sobre a “Importância da Família e do Vínculo Mamãe-Bebê e Cuidador-Bebê”, com a psicopedagoga e presidente da Escola de Pais de Arapiraca, Estela Celina, e psicóloga Maria do Carmo Nobre.

Estarão no local pelo menos 100 gestantes atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Arapiraca.

Atividades como estas abordadas no Planetário estarão também acontecendo até esta sexta-feira (15), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Ainda nesta terça, no Arapiraca Garden Shopping, haverá um estande expositivo do Banco de Leite Humano.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Prefeitura de Arapiraca Foto: Divulgação/Prefeitura de Arapiraca