Prefeita Célia Rocha tem reunião com secretário estadual de Defesa Social

PTB Notícias 1/03/2014, 7:09


A prefeita de Arapiraca (AL), Célia Rocha (PTB), recebeu na manhã desta sexta (28/02), o secretário estadual de Defesa Social, Eduardo Tavares.

O encontro que aconteceu no gabinete municipal, também contou com a presença dos juízes de direto Giovanni Jatubá, Sóstenes Alex e do Procurador de Justiça Geraldo Magela.

O encontro aconteceu dois dias após a manifestação contra a violência realizada pela prefeitura de Arapiraca em parceria com órgãos da sociedade civil organizada.

A prefeita Célia Rocha, que é presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública de Arapiraca (Comsepa) solicitou do secretário de Defesa Social, que sejam realizadas urgentemente algumas medidas pelos órgãos de segurança do estado, para minimizar a criminalidade em Arapiraca.

A prefeita citou que em Julho no ano passado foi enviada uma carta ao governador solicitando a implantação de instrumentos e de serviços de segurança em Arapiraca.

Na carta foram solicitadas a ampliação do efetivo de policiais militares, a implantação do instituto de criminalista na cidade, melhoramento das instalações da delegacia da mulher, implantação das bases comunitárias entre outras reivindicações.

“Há muito tempo, já fizemos a doação dos terrenos para a implantação das bases comunitárias, agora só falta o estado cumprir a parte dele”.

Célia Rocha também citou que o sistema de videomonitoramento instalado no 3º Batalhão de Policia Militar, ainda não começou a funcionar porque falta militares para manusear os equipamentos.

“A prefeitura comprou as câmeras e o empresariado local doou os móveis e até agora estamos aguardando um posicionamento dos órgãos de segurança do estado para o sistema começar a funcionar”.

A prefeita explicou que o videomonitoramento vai ajudar a monitorar os principais pontos de fluxo de pessoas na cidade, entre eles o comércio e as principais entradas e saídas de Arapiraca.

“Isso vai ajudar a policia a identificar um criminoso que pratica um roubo, um assalto” ressaltou Rocha.

O secretário Eduardo Tavares, garantiu a prefeita que os 200 homens que estão realizando o curso de soldado no 3º Batalhão vão ficar a disposição do efetivo local e que o sistema de videomonitoramento deve estar sendo iniciado em um prazo de 30 dias.

Eduardo Tavares informou que o funcionamento da Delegacia da Mulher de Arapiraca, será ampliado inclusive com o funcionamento em outro prédio para que as vítimas não fiquem mais constrangidas ao procurarem a delegacia para realizar as denúncias.

A prefeita Célia Rocha teve a confirmação do secretário de Defesa Social, de que três bases de policia comunitárias serão instaladas em Arapiraca, uma delas no bairro Manoel Teles.

“Foi muito positivo esse encontro com as autoridade de segurança e justiça”, afirmou confiante a prefeita.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca (AL)