Prefeita Célia vai ampliar tratamento de deficiência física e intelectual

PTB Notícias 27/08/2013, 8:13


O lançamento do Plano Viver Sem Limite, que assegura mais qualidade e eficiência nos serviços de reabilitação para pessoas com algum tipo de deficiência aconteceu na segunda-feira (26/8/2013), no Palácio República dos Palmares, sede do executivo de Arapiraca (AL).

O Viver Sem Limite foi elaborado pelo governo federal com o objetivo de construir e equipar Centros Especializados de Reabilitação (CERs) e Oficinas Ortopédicas.

A prefeita Célia Rocha (PTB) informou que após o credenciamento nesse programa do Ministério da Saúde, o município já recebeu um micro-ônibus adaptado para fazer a locomoção dos pacientes.

“Atualmente o Cemfra atende cerca de três mil pacientes por mês, com os recursos federais do Viver Sem Limite vamos poder ampliar nosso atendimento”, afirmou.

Célia também disse que já foram enviados ao Ministério da Saúde projetos para aquisição de equipamentos de última geração e de ampliação da estrutura física do Cemfra.

“Vamos transformar o Cemfra em referência no Nordeste para atendimento especializado a pacientes com deficiência física e intelectual”, finalizou Rocha.

Arapiraca é o único município do interior de Alagoas a receber dois CERs, tipo II, ou seja que realiza atendimento a pessoas com deficiência física e intelectual.

A diretora do Centro de Medicina Fisica e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), Andreza Bezerra, explicou que os CERs, vão funcionar no centro de medicina e na Pestalozzi.

“No início desse ano técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Arapiraca e constataram que os serviços dessas duas instituições atendiam às exigências do governo federal para que pudéssemos ganhar a habilitação no Viver Sem Limite”, afirmou a diretora.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Prefeitura de Arapiraca