Prefeita Dalila e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor em Assis (PR)

PTB Notícias 29/06/2012, 15:57

A Prefeitura de Assis Chateaubriand, administrada pela prefeita Dalila Mello (PTB) e o Sebrae inauguraram no último dia, 25/06/2012, a “Sala do Empreendedor”, numa iniciativa do governo municipal e do próprio Sebrae, com o objetivo de facilitar para o pequeno empreendedor (pequenos negócios) o acesso à informação, tornando ágil o atendimento a quem buscar os serviços, além de cumprir uma das exigências da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Trata-se de uma ação do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, do qual os município são conveniados em parceria.

Na parceria das duas entidades, a Sala do Empreendedor foi instalada em uma das salas do paço Municipal, com todo o aparato necessário para seu funcionamento e vai contar com dois funcionários capacitados pela Prefeitura e pelo Sebrae no atendimento ao munícipe empresário, dentro do que se destina.

A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita Dalila José de Mello e de representantes do Sebrae; esta, representada no ato formal pelo coordenador do Programa Cidade Empreendedora, Alan Alex Debus.

Também fizeram parte de um frente de honra, o presidente da Câmara, José Kuhlkamp; vice-prefeito José Costa; presidente da ACIAC, Edson de Oliveira; representante do Comitê Gestor do Cidade Empreendedora, Nadir Lulu; agente de desenvolvimento do Cidade Empreendedora, Valtemar Sartoreli; comandante da PRV, sargento Nóbrega e os vereadores, Regina Maura, Dirceu de Paula e José Carlos Caxi.

Na equipe do Sebrae também estava na inauguração a consultora regional Elizabeth Rosa.

Atender bem é o lemaA prefeita se disse muito satisfeita na realização de mais uma parceria com entidades que buscam os desenvolvimento e capacitação do comércio.

“Fiquei feliz em fazer um acordo para um atendimento ao pequeno empreendedor, individual, com serviços contábeis, capacitação, cursos e consultoria especializada.

Isso é fantástico; isso sim é trabalhar junto com a comunidade e com quem pensa no bem comum, em conjunto”.

Dalila destacou ainda que o município colocou à disposição da Sala do Empreendedor uma funcionária de carreira, capacitada para o serviço.

“Determinei a ela que o cidadão deve ser tratado da melhor maneira possível”, completou.

Em seu discurso na inauguração, a prefeita lembrou que sente muito orgulho em ser parceira também da ACIAC.

“Antes de 2005, quando assumi o primeiro mandato, não existia parcerias com a ACIAC.

Nós promovemos isso”, finalizou.

Assis dá showTambém falando aos presentes na solenidade, o consultor do Sebrae, Alan Alex, revelou que são atualmente 28 salas como a inaugurada na Prefeitura, atualmente no Paraná.

“Essa Sala de Assis é a de número 21.

É apenas uma materialização do Comitê Gestor, entre tantas outras.

É só um primeiro passo para a desburocratização total.

Assis está dando um show.

É o resultado de uma grande parceria entre o governo municipal de Assis e o Sebrae”.

O presidente da ACIAC, Edson Oliveira e o presidente da Câmara, José Kuhlkamp também discursaram, enaltecendo a parceria do Sebrae, ACIAC e Prefeitura Municipal.

No início da solenidade, Valtemar Sartoreli fez um apanhado geral dos serviços que a Sala do Empreendedor representa a partir de agora para o pequeno empresário e para o município, quando ainda apresentou aos presentes a funcionária responsável pelo novo posto de atendimento, Luciane Cristina Ferracine.

A Sala na práticaA parte prática da missão da Sala do Empreendedor é orientar sobre a forma de obtenção de diversos serviços.

Os principais são o direcionamento rápido para o acesso à inscrição municipal, pagamento de tributos, como alvará de funcionamento e a verificação de processos administrativos, obrigações, direitos e incentivos, além da integração com órgãos estaduais e federais envolvidos nos processos de registro, abertura, alteração e encerramento de empresas, tanto na prefeitura, quanto na Junta Comercial e na Receita Federal.

Em especial, o encaminhamento ao SEBRAE para cursos gratuitos de gestão.

O diferencial é o atendimento integral ao empreendedor por reunir, em um só local, profissionais de vários setores da Prefeitura, com o acompanhamento direto do SEBRAE e o apoio da Associação Comercial.

A parceriaA manutenção da Sala do Empreendedor será dividida entre o Sebrae e Prefeitura; a primeira fornece orientação, consultoria e planejamento estratégico, enquanto a segunda se encarrega de destacar dois funcionários capacitados para o atendimento, além das despesas mensais da manutenção da sala.

Mais açõesComo parte do lançamento da Sala do Empreendedor, o Comitê Gestor irá promover no próximo dia 05, um balcão de informações ao pequeno empreendedor, num estande que será montado na Avenida Tupãssi.

O mesmo serviço será estendido ao Distrito de Bragantina, também no mês de julho, no dia 12.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da prefeitura de Assis Chateaubriand