Prefeita Dalila promoveu grande encontro para abrir semana da mulher

PTB Notícias 8/03/2011, 3:04


Mulheres de vários segmentos sociais da cidade paranaense de Assis Chateaubriand foram as convidadas e homenageadas no último dia 1° de março, na sede da Assema, para a abertura da Semana da Mulher no município.

A prefeita de Assis Chateaubriand, a petebista Dalila José de Mello, participou da solenidade, ao lado do presidente da Câmara, do vice-prefeito e de várias outras autoridades.

Como já vinha ocorrendo todos os anos, desde que a prefeita Dalila José de Mello assumiu a administração municipal em 2005, neste ano também o governo municipal promove uma extensa programação em homenagem às mulheres, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que ocorre no dia 08 de março.

Bastante aplaudida em seu discurso, a prefeita buscou destacar os valores da mulher na sociedade atual, principalmente na capacidade de governar, citando exemplos de mulheres que ocupam cargos importantes.

Leia o box.

Também usaram da palavra, o presidente da Câmara, José Kuhlkamp; o vice-prefeito José Costa; a secretária de Educação, Railda Morais e a professora Ana Lúcia Santoline, em nome de todos os presidentes de partidos presentes na mesa de honra.

A abertura das comemorações da Semana da Mulher contou com uma apresentação cultural de dança e musical evangélico.

No ato também houve a entrega de certificados de conclusão do curso de Cortes, Escovas e Penteados, ministrado pelo SENAC, em parceria com o CRAS e o governo municipal.

Para a formatura, estava presente o diretor do Senac em Toledo, Arsênio Ross e a técnica em Educação, professora Eliane Bordignon.

Treze formandas receberam diplomas de especialização em cabeleireiras.

A programação especial foi preparada pela Secretaria de Educação, com o apoio das demais secretarias e departamentos, para a realização de várias atividades que envolvem a necessidade de uma estrutura especial, a ser levada para as mulheres em todo o município, distritos e patrimônios, a partir deste do dia 1º, começando por Bragantina, que receberão, a exemplo de ontem, um dia todo de atendimentos gratuitos, com profissionais em massagens, corte de cabelos, manicure, pedicure, maquiagem e coleta de material para exames de Papa Nicolau e mamografia, além de aferição de pressão, através de enfermeiras do Centro de Saúde.

Nutricionistas também acompanham quem tiver interesse em peso e orientação nutricional.

A semana da MulherNos demais dias, as homenagens terão início às 14 horas, em Bragantina; Terra Nova; Encantado do Oeste e Cidade Nice.

As atividades são semelhantes às da segunda-feira, dia da abertura.

O encerramento está marcado para o dia 20 de março, no Centro de Eventos, às 14 horas, com uma programação especial.

Nesse dia haverá ônibus para o transporte de mulheres com partidas de Bragantina, Silveirópolis, São Cosme e Damião, Nice, Encantado, Azaury e Terra Nova.

Mesa de honraNa mesa de honra, além das autoridades já citadas acima, estavam, o secretário geral de administração, José Carlos Martins Gomes; a secretária do Social, Sueli Cabral, o secretário de Saúde, Francisco Nascimento; os vereadores, Osmar Rinki e Valcir dos Santos; os pastores, Paulo Menezes e Roberto Cosme dos Santos, presidente do Conselho de Pastores e os presidentes dos partidos políticos da base de apoio da prefeita: Pedro Fávaro (PP); Ademir Silva (PSC); Sueli Cabral (PSB); Ademir de Brito (PDT); Dirceu Leite (PPS); Ana Lúcia (PT); Lucas Luis (PTN) e Roberto Fabiano (PSDB), também secretário de Obras.

Principais trechos do discurso da prefeita Dalila às mulheres:”À mulher mãe, profissional, esposa, avó, amiga e companheira, todo o nosso carinho e as nossas homenagens”.

“Um dia só é pouco para homenagear essas guerreiras, que aos poucos vem conquistando lugares que sempre mereceram.

Por isso, uma semana toda dedicada a elas no nosso governo”.

“Sempre disseram que atrás de um grande homem sempre há mulher.

Esse tempo passou.

Hoje a história é diferente e o ditado é assim: Ao lado de um homem sempre há uma mulher e os dois podem ser grandes, do mesmo tamanho”.

“Não há limites para a mulher.

Ela pode ocupar qualquer cargo, qualquer posição de chefia.

Embora a mulher não tenha força física para fazer alguns serviços, isso não tem a menor importância.

Para fazer força nós temos os homens e as máquinas”.

“A mulher precisa saber o poder que tem.

Não é querer dominar o mundo, pois isso seria uma idéia machista.

O que a mulher precisa é dividir o poder com o homem, trabalhando lado a lado.

Nós mulheres temos muito a contribuir com a humanidade”.

“Neste início das comemorações ao Dia da Mulher, vim trazer o meu abraço de companheira.

Tenham a certeza que o nosso governo está fazendo tudo para que a mulher tenha o espaço merecido no município”.

“Somos um município abençoado, que tem a mulher em vários setores, com todo o respeito que ela merece.

Temos mulheres comandando no Poder Judiciário, no Núcleo de Ensino, na Ciretran, na secretaria de Educação, na secretaria de Assistência Social, na ordem dos Advogados, até poucos dias, na ACIAC,e, há 6 anos, na prefeitura.

Temos uma mulher prefeita.

E em Brasília temos uma mulher presidente.

Somos privilegiados”.

“Essa história de que a mulher é um sexo frágil é uma grande mentira.

Somos fortes e, se um dia governarmos o mundo, podem ter a certeza que faremos um mundo melhor.

Pois, se em casa nós conseguimos ser aquela que ensina os caminhos, sendo mulher, esposa, mãe e administradora do lar, vamos dar jeito nesse mundo também.

Parabéns a você mulher.

Parabéns todos os dias! Viva as mulheres!”.