Prefeita de Esteio (RS) busca apoio para obras de contenção de enchentes

PTB Notícias 19/10/2007, 12:43

Buscar apoio do governo do Rio Grande do Sul para a elaboração de projeto e captação de recursos destinados as obras de contenção de enchentes.

Com esta finalidade, a prefeita da cidade gaúcha de Esteio, a petebista Sandra Beatriz Silveira, esteve reunida, no início da tarde desta quinta-feira (18/10) com o secretário estadual de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, no prédio estadual em Porto Alegre.

Segundo a prefeita petebista, o município de Esteio garantiu R$ 1,8 milhão em investimentos no município junto ao Ministério das Cidades, mas necessita elaborar os projetos executivos para as obras de drenagem.

“Precisamos do apoio técnico da Secretaria para que possamos viabilizar a destinação destes recursos, que vão impedir os alagamentos e enchentes em Esteio”.

Durante o encontro ficou definido que o Estado vai analisar a viabilidade de contratação do projeto executivo do sistema de macrodrenagem do arroio Sapucaia, que prevê a canalização à Céu Aberto no Arroio Sapucaia, em uma extensão de 160m.

A indicação do projeto feita pelo executivo esteiense está embasada no estudo feito pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande do Sul (Faurgs), que foi contratado pela Prefeitura de Esteio e apontou as principais obras para contenção das cheias na cidade.

A reunião da prefeita com o secretário Marco Alba também contou com a participação do presidente da Corsan, Mário Freitas.

Na oportunidade, foi destacado que no primeiro semestre no próximo ano devem iniciar as obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos, que devem abranger os diferentes bairros da cidade.

Freitas informou que cerca de 80 milhões devem ser investidos em esgotamento sanitário apenas no município de Esteio.

“O índice de cobertura com o serviço de coleta e tratamento de esgoto no município, que hoje é praticamente zero, passará para 90% dos habitantes, a maior cobertura do Estado”, revela o presidente da Companhia.

fonte: site do PTB – RS