Prefeita de Esteio (RS) participa de reunião sobre segurança pública

PTB Notícias 18/07/2007, 16:02


A Prefeita de Esteio (RS), a petebista Sandra Beatriz Silveira, participou na última semana da reunião da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal).

O encontro, que foi realizado na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), contou com a participação do secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, José Francisco Mallmann.

Durante a reunião, Mallmann explicou os projetos estruturais para a segurança pública no estado, focados em três programas e a Lei Seca.

Segundo o secretário, 60% dos homicídios registrados no Rio Grande do Sul acontecem em dez municípios, sendo seis integrantes da Granpal: Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Canoas e Viamão.

Também registram índices elevados de violência outros municípios da região metropolitana (Guaíba, São Lopoldo e Novbo Hamburgo), além de Caxias do Sul.

Como medida para conter a violência, a Secretaria Estadual de Segurança Pública sugeriu a criação de legislações municipais que proíbam a venda de bebidas alcoólicas e o consumo em locais públicos em determinados horários.

As ações, segundo o secretário, serão baseadas na realidade dos municípios e nos indicadores da criminalidade.

A prefeita de Esteio, Sandra Beatriz Silveira (PTB), assumiu no dia 23 de maio a vice-presidência da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal).

Conforme acordo firmado, em 2005, pelos membros da entidade para alternância na presidência até 2008, Sandra, que também integra a diretoria da Famurs, deve ser confirmada presidente da Granpal no próximo ano.

Saiba mais:* A Granpal é formada por 11 municípios da Região Metropolitana: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão.

* A Associação busca o desenvolvimento de políticas públicas de caráter metropolitano e o fortalecimento da integração entre os municípios.

Entre os projetos comuns estão a implementação de consórcios, o sistema de integração do transporte público metropolitano e a rede integrada de proteção à infância e adolescência.

fonte: site da Prefeitura de Esteio (RS)