Prefeita do município de Primavera de Rondônia investe na educação

PTB Notícias 27/01/2011, 11:38

Para a prefeita Eloísa Bertoletti (PTB-RO), os professores da rede municipal de ensino tiveram muito que comemorar no ano de 2010, um dos pontos relatados por Eloísa.

“Nós sempre prezamos pela satisfação dos funcionários, através do cumprimento da lei e sempre priorizamos o pagamento dos servidores, exemplo disso foi o pagamento de 80% do 13º salário no mês de setembro e os 20% em dezembro.

De acordo com a prefeita, além de fechar o ano com os vencimentos em dia, pagamento do 13º salário dentro do prazo estabelecido por lei, ainda foram contemplados com o rateio, ou seja, fruto das sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) destinados ao município no decorrer do ano que passou, onde os professores quem têm 40h, receberam R$ 1.

136,35 e quem têm 20h, R$ 568,18 de rateio, totalizando R$ 24.

999,77 pagos em 30 de dezembro afirmou Eloísa.

O rateio dos recursos do FUNDEB foi anunciado pela prefeita Eloísa Bertoletti, em reunião realizada em seu gabinete com os conselheiros do FUNDEB, onde deliberaram também sobre a liberação de investimentos para instalação dos aparelhos de ar condicionados já adquiridos e pagos com recursos próprios, das escolas da sede do município, creche e do Distrito de Querência do Norte e ainda em janeiro todas as salas de aulas estarão climatizadas para melhor comodidade da clientela estudantil e escolar.

O fundo é um recurso que o município recebe do Governo Federal para pagamentos dos professores e profissionais do magistério, além de outras ações como, contratação de demais profissionais para a educação, entre outros fins.

Sendo que 60% desses recursos obrigatoriamente devem ser utilizados para pagamento dos professores.

“Nós fechamos o ano de 2010 com índice de aplicação de 63,99%, ou seja, R$ 43 mil a mais que o obrigatório”, afirmou a prefeita.

Ela disse ainda que o salário dos profissionais do magistério tem complementos tais como: gratificação de elevação de nível, docência do ensino (1º ano e alunos especiais) dentre outros previstos na Lei 445/07 que trata do Plano de Cargos, Carreira e Salários – PCCS, dos Servidores públicos da Prefeitura Municipal de Primavera de Rondônia e dá outras providências.

“Dessa maneira os profissionais do magistério recebem o salário do mês sempre antes do dia 30”.

Isto é um fato em nosso Município falou Eloísa.

Na oportunidade, Eloísa Bertoletti comentou que mesmo em um ano de dificuldades, como foi 2010, conseguiu assegurar o salário dos professores rigorosamente em dia e ainda garantiu uma série de benefícios para a categoria.

“A educação é à base de tudo, por isso devemos garantir uma educação de qualidade para os nossos filhos”, concluiu.

Agência Trabalhista de Notícias (PB),com informações da Prefeitura de Primavera de Rondônia