Prefeita Gilda Kirsch confirma instalação de uma UPA 24h em Parobé (RS)

PTB Notícias 31/01/2012, 16:58


Em viagem a Brasília recentemente, a prefeita petebista Gilda Kirsch confirmou a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas em Parobé (RS).

A previsão é de que a nova estrutura de saúde comece a ser construída ainda em 2012, em local a ser definido.

O serviço prestará atendimento médico de urgência e emergência, além de procedimentos ambulatoriais e exames de raio-x.

A confirmação do investimento ocorreu durante reunião da prefeita e da secretária municipal da Saúde, Andréa Eismann, com a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), órgão do Ministério da Saúde, na capital federal.

A União liberará recursos na ordem de R$ 1,4 milhão para construção do prédio da UPA e aquisição de equipamentos que servirão à unidade.

Como contrapartida, a prefeitura fará a doação da área onde será implantada a estrutura, enquadrada na categoria Porte 1.

Conforme Gilda Kirsch, inicialmente o governo federal destinará um valor de R$ 100 mil mensais para o funcionamento e pagamento de pessoal da UPA, mas o valor deverá ser elevado na medida em que novos serviços forem sendo agregados.

A prefeitura e o governo do Estado também ajudarão a manter a estrutura com repasses mensais.

Segundo a petebista, a implantação da nova unidade permitirá desafogar a demanda que atualmente recai sobre o Hospital de São Francisco de Assis e a própria rede de postos de saúde do município.

“Além disso, a UPA estará equipada para um atendimento mais qualificado nos casos de urgência e emergência, servindo como porta de entrada principal”, destacou Gilda.

Para a mandatária, a conquista de mais esse avanço na área da saúde representará a garantia de salvação para muitas vidas que correm risco sempre que há necessidade de remoção para serviços especializados em outras cidades.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Parobé (RS)Foto: Divulgação/ Prefeitura de Parobé (RS)