Prefeita Ione divulga programação do Encontro Cultural de Laranjeiras

PTB Notícias 21/12/2011, 19:35

A Prefeitura de Laranjeiras (SE), através da Secretaria Municipal de Cultura divulgou ontem, 21/12, a programação oficial do XXXVII Encontro Cultural de Laranjeiras, que será realizado no período de 02 a 08 de janeiro de 2012.

O tema desta edição é o “Patrimônio Cultural, Consciência da Preservação” Na festa cultural mais importante do município estarão reunidos mais de cem grupos folclóricos, bandas nacionais e locais, exposições fotográficas, oficinas de artes e tantas outras atrações.

Esta é uma oportunidade de conhecer diversos tipos de manifestações culturais ainda preservadas na cidade histórica localizada a 19 km de Aracaju.

O Encontro Cultural de laranjeiras foi criado em 1975 sempre mantendo o foco em uma política de defesa e proteção do Patrimônio Cultural pautada em três objetivos principais: a reversão de um passivo de descuido e de desconhecimento da cultura laranjeirense; a ampliação de uma consciência da preservação; e a divulgação para o Brasil e para o mundo do acervo histórico e artístico, das tradições populares e do sincretismo religioso.

“Este evento tão grandioso foi criado através da sensibilidade e da paixão do então prefeito José Monteiro Sobral, que contou com um esforço coletivo de governos e de todo o povo laranjeirense.

Ao longo destas quase quatro décadas de trajetória, o Encontro Cultural está consolidado como um dos maiores do gênero em todo o País.

Prova disso é que Laranjeiras é hoje a Capital da Cultura Popular”, disse a prefeita, Ione Sobral (PTB).

A prefeita destacou ainda que “de 02 a 08 de janeiro, teremos uma extensa programação diária com uma nova organização, agora dividida em vários circuitos culturais: circuito folclórico, circuito de artes cênicas, circuito musical, circuito de oficinas e circuito de exposições.

Além dos circuitos, esta edição trará novas propostas de atividades para o evento”, acrescentou.

Ao final desta verdadeira maratona cultural, a expectativa da organização é que o 37º Encontro Cultural de Laranjeiras, fruto dos esforços da gestão municipal e com os significativos apoios do Governo Estadual, Universidade Federal de Sergipe e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, contribua para a implementação de ações orientadas para a defesa do patrimônio cultural e brinde a todos os visitantes com a maior festa da cultura popular do País.

XXXVII ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS Patrimônio Cultural, Consciência da Preservação Desde a sua concepção em 1975, o ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS tem como foco uma política de defesa e proteção do Patrimônio Cultural pautada em três objetivos principais: a reversão de um passivo de descuido e de desconhecimento da cultura laranjeirense; a ampliação de uma consciência da preservação; e a divulgação para o Brasil e para o mundo do nosso acervo histórico e artístico, das nossas tradições populares e do nosso sincretismo religioso.

Criado através da sensibilidade e da paixão do então prefeito José Monteiro Sobral, o evento contou com um esforço coletivo de governos e do povo laranjeirense ao longo destas quase quatro décadas de trajetória para consolidá-lo como um dos maiores do gênero em todo o país e, assim, garantindo a Laranjeiras o título incontestável de CAPITAL DA CULTURA POPULAR.

Em 2012 celebramos mais um Encontro Cultural em nossa querida cidade histórica, hoje também universitária, que neste ano comemora seus 180 anos de Emancipação Política.

Nesta 37ª edição, buscaremos conjugar passado e futuro.

Por um lado, faremos um retorno às ideias originais do encontro ao colocar o tema “PATRIMÔNIO CULTURAL, CONSCIÊNCIA DA PRESERVAÇÃO” como ponto central das atividades.

Por outro, faremos uma ampliação da programação com mais três dias e com mais atividades.

De 02 a 08 de janeiro, teremos uma extensa programação diária com uma nova organização, agora dividida em vários circuitos culturais: CIRCUITO FOLCLÓRICO, CIRCUITO DE ARTES CÊNICAS, CIRCUITO MUSICAL, CIRCUITO DE OFICINAS e CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES.

Além dos circuitos, esta edição trará novas propostas de atividades para o evento.

Um CAFÉ CULTURAL fará a abertura de dezenas de oficinas gratuitas e exposições espalhadas pela cidade e lançamentos literários.

Recuperaremos a vocação poética laranjeirense com o CIRCUITO DOS SARAUS pelas ruas da cidade e com paradas nas casas de moradores voluntários.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realizará o evento LARANJEIRAS – ENCONTROS, MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS, que propõe aos laranjeirense e visitantes um contato mais intenso com o Encontro Cultural e com a própria cidade, a partir de um conjunto de experiências e vivências.

O FESTIVAL DA JUVENTUDE agregará palestras, exibição de filmes, exposições e apresentações culturais com o tema “Juventude: Nosso Patrimônio”.

Enquanto que o LARANJEIRAS FESTIVAL continuará, em sua 3ª edição, a fomentar o talento do músico e compositor laranjeirense.

Já a sensibilidade do olhar dos fotógrafos, amadores e profissionais, ganhará espaço com o CONCURSO FOTOGRÁFICO AS CORES DO ENCONTRO CULTURAL, que selecionará as trinta melhores imagens do evento.

O SIMPÓSIO terá painéis e palestras ministradas por acadêmicos e mestres da cultura popular, unindo a diversidade de discursos sobre o Patrimônio Cultural em torno um objetivo: a Consciência da Preservação.

Convocado pela cidade de Laranjeiras, o FÓRUM DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE CULTURA DE SERGIPE buscará integrar e fortalecer as políticas municipais de cultura do estado, promovendo a construção de uma agenda comum para a área.

O grande momento do encontro acontece durante as centenárias manifestações do sincretismo religioso com a COROAÇÃO DA RAINHA DAS TAIEIRAS e com a PROCISSÃO DE SANTOS REIS, ambos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

Ao final desta verdadeira maratona cultural, esperamos que o 37º ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS, fruto dos esforços da gestão municipal e com os significativos apoios do Governo Estadual, Universidade Federal de Sergipe e Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, contribua para a implementação de ações orientadas para a defesa do patrimônio cultural e brinde a todos os visitantes com a maior festa da cultura popular do país.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Faxaju