Prefeita Kelly Moraes decreta situação de emergência em Santa Cruz do Sul

PTB Notícias 25/04/2011, 7:52


A enxurrada que chegou à marca de 156 milímetros transformou o fim de semana de Páscoa em Santa Cruz do Sul (RS) em um pesadelo.

Segundo a Defesa Civil, a precipitação deixou rastros de prejuízos em pelo menos 14 pontos do município.

No sábado (23/04) de manhã, a prefeita Kelly Moraes (PTB) decretou situação de emergência e convocou todo o secretariado para auxiliar no trabalho de atendimento aos locais atingidos.

Os cálculos da Defesa Civil dão conta que 27 mil pessoas, na cidade e no interior, foram direta e ou indiretamente atingidas pelos transtornos da chuvarada.

A Secretaria de Desenvolvimento Social precisou retirar 73 pessoas – entre elas, 33 crianças – de suas casas por estarem em áreas de risco.

Desta vez, não foi o nível do Rio Pardinho que causou os alagamentos e sim o represamentos dos arroios espalhados pelo município.

Na Rua João Pessoa, o nível de água sobre a pista atingiu 80 centímetros.

Estradas e pontes do interior também foram danificadas.

Força-tarefaDesde a madrugada de sexta-feira, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul montou uma força-tarefa para atender aos chamados da comunidade atingida pela enxurrada.

Na tarde de sábado, a Defesa Civil divulgou um balanço dos alagamentos e estragos provocados pelas chuvas.

Visivelmente preocupada com a situação do município, a prefeita Kelly Moraes ressalta a importância do empenho dos profissionais do Executivo, mas não esconde a apreensão com novos desabamentos.

“Temos que fazer um estudo rápido sobre estas áreas.

Nossa tarefa é muito maior.

Precisamos achar as respostas para todos estes problemas”, disse.

O coordenador da Guarda Municipal, Reginaldo Campos, alerta que em razão da grande quantidade de chuva registrada em um curto espaço tempo Santa Cruz começa a ficar vulnerável a deslizamentos.

“As chuvas encharcam muito o solo e causam este tipo de desabamento”, afirma.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da Gazeta do Sul