Prefeita Kelly Moraes prestigia a Festa da Alegria, em Santa Cruz do Sul

PTB Notícias 14/10/2009, 11:23


Mesmo com oscilações no tempo, não faltou público e alegria durante o primeiro desfile temático da 25ª Oktoberfest e Feirasul – que acontecem até 18 de outubro – iniciado na manhã de domingo, 11 de outubro.

Cerca de 25 mil pessoas foram às ruas da cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul prestigiar um dos momentos mais esperados da Festa da Alegria.

Segundo uma das coordenadoras de Desfiles, Maria Luiza Rauber Schuster, a parada foi emocionante.

“Estou muito emocionada com este acontecimento, agradeço a toda a equipe de apoio, que colaborou para que o desfile fosse um sucesso”, ressalta ela.

Com o tema “Nossa História”, o brilho desta festa até os momentos atuais, 25 anos de Oktoberfest, o desfile contou com 11 carros alegóricos e aproximadamente 1,5 mil figurantes, que contaram a história dos 25 anos da Festa da Alegria e dos 160 de Imigração Alemã.

A Banda Marcial dos Dragões de Rio Pardo veio à frente do desfile, anunciando que parada da Oktoberfest estava prestes a acontecer.

Em seguida, para embelezar ainda mais a maior festa germânica do Rio Grande do Sul, chegou a vez das soberanas da Festa da Uva, de Caxias do Sul, marcarem a sua presença.

Encarregadas de informar e recepcionar os turistas, as simpáticas recepcionistas da Festa da Alegria abriram o desfile.

Em seguida, podia ser observada a Coordenação Executiva da 25ª Oktoberfest, acompanhada pelo seu presidente Ido Inácio Dupont e pela prefeita e presidente de honra, Kelly Moraes (PTB).

O primeiro carro alegórico representava a primeira Oktoberfest que ocorreu em Munique, na Baviera, em 1810.

O segundo mostrava como foi a chegada dos convidados à festa.

As soberanas da Festa da Alegria, a rainha Michele Wrasse e suas princesas Letícia Herberts e Mariana Landesvatter, vieram no Carro das Soberanas, terceiro a passar pelas ruas de Santa Cruz do Sul.

As soberanas de anos anteriores também tiveram destaque durante a parada.

O quarto carro alegórico representou os Primeiros Imigrantes que pisaram na colônia de Santa Cruz, tendo como destaque o Monumento do Imigrante.

O próximo representava o Bicentenário de Rio Pardo.

A sexta alegoria ficou com a representação da prosperidade da colônia de Santa Cruz.

A Oktoberfest em Santa Cruz do Sul surgiu no ano de 1984 e o carro alegórico de número sete lembrou esta data, que foi um grande momento cultural e festivo na cidade.

O casal mais simpático da Festa da Alegria, o Fritz e a Frida, veio à frente da oitava alegoria que lembrava o nascimento dos seus filhos, Max e Milli.

Acompanhando a mesma estava o Himbeerwagen (Carro do Suco), muito aguardado por crianças e adultos.

O nono carro alegórico representava a Oktoberfest, há 25 anos uma festa de integração.

Com o auxílio dos escoteiros, a alegoria de número dez Kuchenwagen (Carro das Cucas) que representou as delícias da gastronomia alemã, distribuiu cucas para os presentes.

Em seguida foi a vez da tradicional bicicleta Zick Zack Zug, acompanhada da Santa Ciclismo, fazer a alegria da população que estava assistindo ao desfile.

Para encerrar, a última alegoria lembrava as danças que muito animam os pavilhões e lonões da Festa da Alegria.

Logo atrás, vieram os Batedores de Motocicletas do Exército Brasileiro e um grupo que chamou muito a atenção, formado por turistas que vieram prestigiar a Oktoberfest.

Foram quase duas horas de muita alegria e cultura, com o colorido das flores e a beleza dos adereços da cultura alemã.

PARTICIPAÇÕES – Algumas participações tiveram destaque durante o primeiro desfile da 25ª Oktoberfest e Feirasul.

Alguns bairros de Santa Cruz do Sul, que ainda guardam os costumes de origem alemã em seu dia a dia, como a Linha Santa Cruz, bairro que já elegeu diversas soberanas da festa, e Linha Nova, famosa pela Festa do Porco no Rolete.

Participaram também do evento, delegações de Eisstocksport vindos da Áustria, Alemanha e Paraguai, bem como o Grupo Böhmerwald, de São Bento do Sul (SC).

Alguns Grupos Folclóricos, o CTG Tropeiros da Amizade, o Circulo Bella Itália, Grupo Afro “Olodum”, Centro Cultural 25 de Julho, Rotary, Afubra, Sociedade Cultural e Folclócica Oktobertanz, Alliance One, Souza Cruz e as diversas bandinhas típicas abrilhantaram o primeiro desfile da 25ª Oktoberfest e Feirasul.

Fonte: Agência Trabalhista de Notícia com informações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul