Prefeita Mileni Mota, de Rolim de Moura (RO), anuncia pólo universitário

PTB Notícias 29/10/2007, 15:57


O município de Rolim de Moura, localizado no Estado de Rondônia e que é administrado pela prefeita petebista Mileni Mota, será uma das cidades rondonienses beneficiadas com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

A implantação do programa para esse ano é resultado de uma parceria estabelecida entre o governo do Estado, a Assembléia Legislativa, a UNIR e a prefeitura de Rolim de Moura.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Oliveira, já assumiu compromisso de repassar para o Estado o valor de R$ 790 mil para estruturar os pólos da Unir nos municípios.

O recurso, segundo o presidente, é resultado da nova política de redução de gastos no Poder Legislativo adotada no início da legislatura pela Mesa Diretora e permitirá o Estado estabelecer convênio com a Unir.

Reunião realizada na residência do governador Ivo Cassol serviu para acertar detalhes da implantação do programa e contou com a participação da prefeita Mileni Mota e dos deputados que integram a Comissão de Educação da Assembléia; Alex Testoni (PTN-Ouro Preto); Tiziu Jidalias (PMDB-Ariquemes); Ezequiel Neiva (PPS-Cerejeiras); Luizinho Goebel (PV-Vilhena); Ribamar Araújo (PT-Porto Velho); além do secretário de Educação, Ednaldo Lustosa e a coordenadora em Rondônia da UAB, Crystyani Maria Guilherme.

De acordo com o Neodi Oliveira, os recursos serão destinados para estruturação dos pólos com salas de vídeos e equipamentos tecnólógicos que permitirão a transmissão das aulas.

“O programa é uma oportunidade para quem não teve a oportunidade de fazer uma faculdade”, disse Neodi.

O governador Ivo Cassol sugeriu na reunião que os parlamentares destinem emendas no Orçamento do Estado para ampliar os investimentos do programa em outros municípios.

A sugestão do Chefe do Executivo é que o programa UAB atenda todas as regiões do Estado.

De início, serão oferecidas 300 vagas para os cursos de pedagogia (séries iniciais) e letras (língua portuguesa e suas literaturas).

De acordo com a prefeita Mileni Mota, no pólo de Rolim de Moura serão ofertadas 50 vagas por curso, e a inscrição para o processo seletivo já está aberta, até o dia 2 de novembro, e podem ser feita via internet na página eletrônica da Unir.

fonte: site da Prefeitura de Rolim de Moura (RO)