Prefeita petebista convida para 1º Festival de Frutos do Mar de Itapemirim

PTB Notícias 26/03/2007, 9:52


O município de Itapemirim, no Espírito Santo, administrado pela petebista Norma Ayub Alves, pretende surpreender os visitantes durante o feriado da Semana Santa, pela diversidade de atrativos turísticos e por oferecer o melhor da gastronomia local.

Para tal, a Prefeitura Municipal está apoiando o setor turístico dos balneários de Itaipava e Itaoca, na promoção do I Festival de Frutos do Mar de Itapemirim.

O Festival, coordenado pela Associação dos Pescadores do Distrito de Itaipava – APEDI, começa no feriado de sexta-feira (06) e se estende até o domingo de Páscoa (08).

O evento será na avenida beira-mar de Itaipava e, durante todo o dia, os empresários da orla estarão oferecendo as iguarias de frutos do mar, regadas a uma deliciosa fusão de sabores e descontração.

Durante o Festival estará proibida a passagem de carros na avenida, pois os proprietários de restaurantes fixarão mesas e tendas na rua, para proporcionar conforto e atendimento de qualidade aos turistas.

Os integrantes da Associação dos Artesãos de Itaipava divulgarão e comercializarão artesanatos típicos da região.

O grupo formado por Marisqueiras, mulheres de pescadores, apoiado pela sub-secretaria de Pesca, também estará expondo artesanato e comercializando mariscos.

A Secretária Municipal de Turismo, Luciá Sampaio, afirma que a gastronomia quando ligada ao turismo, se revela uma das manifestações culturais mais expressivas e consegue atrair grande fluxo turístico.

“Uma das melhores formas de vivenciar um lugar é conhecendo a gastronomia.

Por isso, os empresários desse setor estão dando uma atenção especial para a criação de um conceito de destino turístico que ofereça boas opções gastronômicas.

O nosso interesse é agregar à cidade o conceito de destino gastronômico.

Tendo em vista que um bom prato vai além da degustação, ele pode se tornar à representação de um lugar”, disse.

A prefeita municipal, Norma Ayub Alves, do PTB capixaba, ressaltou que a intenção é aliar o rico cenário natural de Itapemirim ao desenvolvimento sustentável, através do turismo e da comercialização do pescado.

“O Município de Itapemirim é considerado o maior produtor de atum e dourado do Espírito Santo.

Precisamos incentivar o consumo dos pescados e agregar valores aos mesmos.

O Festival de Frutos do Mar contempla a união do setor público e privado, em prol da valorização do setor turístico, do comércio local, dos artesãos e dos profissionais da pesca”, finalizou a prefeita petebista.

fonte: site da Prefeitura Municipal de Itapemirim (ES)