Prefeito Aidan Ravin participa de campanha pela Paz em Santo André (SP)

PTB Notícias 4/08/2011, 11:29


O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na última segunda-feira, 1º de agosto, a abertura oficial da Campanha Santo André pela Paz, que tem como principal objetivo conscientizar sobre a importância de combater todo tipo de violência.

O evento contou com cerca de 600 pessoas, que acompanharam o lançamento da iniciativa e, no final da ação, formaram a palavra paz no chão do Paço Municipal.

Com as presenças do prefeito Aidan Ravin (PTB-SP) e da vice Dinah Zekcer, da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama Denise Ravin, da secretária de Educação Cleide Bochixio e da deputada federal Keiko Ota, entre outras autoridades, a ação destacou a importância da educação na luta contra a violência e para a continuidade da campanha.

“Podemos criar uma cultura de paz na cidade.

Por intermédio das crianças, conscientizaremos as famílias dos valores agregados a este projeto.

É uma campanha com início e meio, mas que não terá fim, porque é para a vida toda e um futuro melhor”, afirmou a primeira-dama.

DesenvolvimentoO projeto envolverá cerca de 30 mil alunos da rede municipal de ensino – 51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Educação Fundamental (Emeiefs) e 35 creches, sete das quais conveniadas à Prefeitura.

Cada escola desenvolverá o projeto da maneira e no formato que preferir, podendo usar recursos como música, teatro, dança e cartazes.

As assistentes pedagógicas das escolas participaram de reunião instrutivas para discussão do tema e aplicação na campanha.

Todas as crianças serão incentivadas a trocar armas de brinquedo ou – para quem não possuir – um cartão com a descrição de uma boa intenção por um jogo ou outro objeto produzido com material reciclável.

Para fabricar os brinquedos, os profissionais da Sucatoteca, projeto da Prefeitura que trabalha a partir de sucata no Parque Escola, vão às escolas ensinar os professores e pais do Conselho.

Os alunos do berçário receberão chocalhos, os da educação infantil, um bilboquê, e os do ensino fundamental, um jogo da velha.

A coordenação do projeto pretende envolver e sensibilizar a comunidade não só na confecção, mas também na coleta do material que poderá ser reaproveitado.

Nas escolas, a Campanha Santo André pela Paz será realizada durante três meses, com encerramento previsto para o dia 28 de novembro, no Complexo Esportivo Pedro Dell Antonia, com exposição dos trabalhos de maiores destaques desenvolvidos pelas instituições que receberão um selo, certificando a participação na iniciativa.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de Santo André