Prefeito Amazonino Mendes entrega duas Unidades Móveis de Saúde

PTB Notícias 6/05/2011, 17:26


O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, do PTB de Amazonas, entregou nesta sexta-feira (06/05/2011) duas Unidades Móveis de Saúde, que levarão atendimento oftalmológico, pediátrico, laboratorial e de acompanhamento nutricional às escolas e comunidades dos bairros da cidade, em consultórios projetados e equipados para funcionar nos mais modernos padrões clínicos.

Nos 15 dias úteis que as duas Unidades Médico-Ambulatoriais permanecerão na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, local onde foi realizada a solenidade, o serviço deve beneficiar 1.

783 estudantes, com idade entre 7 e 60 anos.

A clientela inclui alunos do curso noturno de Educação de Jovens e Adultos.

Estes alunos, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, são oriundos das comunidades João Paulo II, Santa Inês, Nova Floresta, Grande Vitória e Novo Reino.

As novas Unidades Móveis Médico-Laboratoriais juntam-se às duas de Saúde Odontológica que começaram a funcionar no final de 2010.

O prefeito petebista explicou que a utilização de carretas, equipadas com consultórios médicos, para levar atendimento às comunidades onde a rede de Atenção Básica ainda precisa ser reforçada, foi um compromisso de campanha.

“Esse é um projeto muito especial, sobretudo para as crianças.

Começamos com as carretas que oferecem os serviços odontológicos e já levaram atendimento a 3,6 mil pessoas, desde que começaram a funcionar, no final de 2010 e, agora, estamos ampliando para outras especialidades”, afirmou.

Amazonino Mendes e Francisco Deodato também entregaram 16 ambulâncias para reforçar a frota do SAMU Manaus; oito vans para o SOS Vida, que atende pessoas de baixa renda, em tratamento de saúde prolongado e sem condições de custear despesas de locomoção; seis veículos para atender as equipes de monitoramento da Estratégia Saúde da Família; e mais seis que darão suporte às atividades do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE), que está em fase de expansão na rede municipal de saúde.

Das 16 ambulâncias que irão compor a frota do SAMU Manaus, quatro são Unidades de Suporte Avançado (tipo UTI) e 12 do Básico.

Os veículos vão reforçar o atendimento em todas as oito bases do serviço, distribuídas pela cidade.

Agora, o SAMU Manaus conta com 46 ambulâncias para o serviço que, atualmente, realiza uma média de 130 remoções diárias.

“Temos o melhor SAMU do Brasil.

Eram nove ambulâncias quando eu assumi, hoje são 40″, lembrou Amazonino.

“O SAMU de Manaus passou a contar com Sistema de Telemedicina, implantado em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração de São Paulo.

Tem, ainda, um Laboratório de Habilidades para o permanente aprimoramento de suas equipes e, além das ambulâncias e ambulanchas, conta com as motolâncias, que dão mais agilidade no atendimento à população”, ressaltou o prefeito.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Manaus