Prefeito Areski Freitas discute ações de combate à Dengue em Palmares

PTB Notícias 12/02/2011, 7:59


O trabalho de combate ao mosquito da dengue em União dos Palmares (AL) foi tema de uma reunião entre o prefeito Areski Freitas (PTB) e o comitê municipal de combate à dengue, agentes comunitários, agentes de endemias, equipe de diversas secretárias, comunidade, além dos secretários de Infraestrutura, Adeildo Sotero, e de Comunicação, Mário Sérgio.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Educação, no último 10/02.

A discussão girou em torno dos meios a serem usados para combater a dengue neste início de 2011, bem como prestar informações sobre os dados atuais de índices de contaminação e de contagio do mosquito e seus vírus.

Dados alarmantes foram mostrados, bairros foram catalogados e a surpresa foi surreal para alguns: os agentes explicaram que os índices variam, não por falta de trabalho ou de fiscalização, mas sim pela falta de acesso nas residências em algumas localidades e a falta de compromisso de muitos dos moradores.

Um dos exemplos citados é o bairro Jardim Brasília – que possui a mais alta porcentagem de contaminação.

Os dados revelam a realidade que os agentes enfrentam de não terem acesso as residências.

Outro problema são as lajes que cobrem as casas e que em muitos casos ficam cheias de água, mesmo não havendo necessidade delas nas construções.

Durante o encontro, o prefeito Areski Freitas apresentou os representantes da empresa Ecovec, que tem um produto eficaz na descoberta de focos e na agilidade em informar o tipo de infectologia presente na comunidade.

A Ecovec é detentora do projeto que criou um mecanismo já utilizado em diversos municípios brasileiros tendo resultados satisfatórios, tanto para os moradores, quanto para os gestores públicos.

O produto tem qualidade total e é fornecido pela Ecovec após assinatura do contrato entre a prefeitura e a empresa.

Os representantes da empresa – Ednor Rocha e Tarcísio Rocha – explicaram a eficácia do produto na eliminação de mosquitos, insetos e outros peçonhentos em diversas empresas do Estado, usinas de álcool, entre elas a usina Laginha, em União dos Palmares.

O produto ganhou um prêmio de referência tecnológica em 2009 na área de saúde publica concorrendo com mais de 30 países.

“O prefeito Areski Freitas confirmou durante o encontro o fechamento do contrato com a empresa e já nos próximos dias os agentes passarão por treinamentos diretamente com a equipe da Universidade Federal de Minas Gerais e da Ecovec, que virão por conta da empresa”, disse Ednor Rocha.

Veja no vídeo abaixo algumas informações sobre o novo sistema que o município de União dos Palmares terá para enfrentar o mosquito da dengue.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de União dos Palmares