Prefeito Auricchio inaugura Complexo Municipal de Saúde em São Caetano

PTB Notícias 23/04/2012, 9:53


O novo Complexo Municipal de Saúde que a Prefeitura de São Caetano (SP) entregou no último dia 21/04 à população, no prédio onde funcionou o Pronto Socorro Municipal, integra o Centro de Oncologia e Hemoterapia Luiz Rodrigues Neves – Unidade de Tratamento ao Câncer – e o Hospital de Olhos Dr.

Jaime Tavares.

Para o prefeito José Auricchio Jr (PTB), os serviços instalados com maior espaço e equipamentos modernos oferecerão “mais conforto aos pacientes, especialmente as pessoas da terceira idade” clientes desses serviços.

O Complexo está localizado na esquina da Avenida Vital Brasil Filho com a Rua Peri, no bairro Oswaldo Cruz.

TERAPIASNa Unidade de Tratamento ao Câncer a Prefeitura disponibilizará todo o preparo destinado às terapias quimioterápicas necessárias aos pacientes que sofrem com a doença.

Segundo estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde), quase 13 milhões de pessoas são diagnosticadas todo ano com câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas da doença.

O Hospital de Olhos Dr.

Jaime Tavares funcionará com consultórios, centro de diagnósticos e área cirúrgica.

Realizará exames como refração (verificação do grau) e fundoscopia (fundo do olho), dentre outros.

Nesse espaço, será adotado o conceito de Hospital Dia Oftalmológico que já atende a população com sucesso há alguns anos.

“Sem dúvida nenhuma, essas duas unidades irão melhorar ainda mais o atendimento prestado no Sistema Municipal de Saúde.

É a humanização que tem sido nossa meta”, disse Regina Maura Zetone, assessora especial de Coordenação da Ação Social da Prefeitura.

REFORMAOs sistemas hidráulico e elétrico do prédio foram refeitos, inclusive com a instalação de um gerador próprio, revitalização de elevadores e adaptação de toda a infraestrutura para o padrão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) voltado aos deficientes físicos.

Às benfeitorias, somam-se nova pintura e paisagismo.

O arquiteto Renato Rocha, que coordenou a reforma explica que foram feitas também readequação da fachada e da rede de gases do prédio.

“O projeto é da própria Prefeitura e as obras se desenvolveram durante um ano”, explicou.

Haverá também no local uma área de lazer adequada para o conforto e bem-estar dos pacientes de oncologia, já que alguns poderão passar o dia nas instalações, devido aos cuidados especiais que são requeridos.

No complexo funcionará também um banco de sangue e haverá espaço para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, seção de São Caetano.

ALEGRIAO prefeito José Auricchio Jr.

, acompanhado de sua assessora Regina Maura fizeram vistoria no prédio.

Foram cumprimentados por moradores, entusiasmados com a retomada das atividades do local.

“Passamos por tempos difíceis aqui”, diz o comerciante Manuel Talles Aguiar, mais conhecido como “Ceará” que tem uma lanchonete ao lado do prédio.

O fechamento do Pronto Socorro significou, para ele, uma queda nos negócios, mas reconhece que o novo equipamento dará mais qualidade de vida para a população da cidade.

Uma das moradoras que comemoravam a volta dos serviços médicos ao local era dona Benedita Pereira, residente à Rua N.

S.

de Fátima, 684.

Aos 61anos ela já utilizou o antigo Pronto Socorro várias vezes e demonstrava curiosidade, ontem, sobre os novos serviços.

Para Julio Flores, morador da rua Vital Brasil, 180 a retomada das atividades vai melhorar, também, a segurança do bairro.

“Aqui é o meu plano de saúde”, diz o serralheiro.

As amigas Mafalda Buzum e Demétria Meneguelli (75), moradoras do prédio vizinho também comemoravam.

“Os serviços ali sempre foram bons.

Agora, vai melhorar ainda mais.

Só mesmo em São Caetano, porque nem mesmo em São Paulo conseguimos serviços de Saúde com a qualidade que temos aqui”, disse Demétria.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal ABC Repórter