Prefeito Chico Galindo garante despoluição do rio Cuiabá em 10 anos

PTB Notícias 9/04/2012, 6:14


Um dos presentes que a população de Cuiabá (MT) recebeu no aniversário de 293 anos da cidade, neste domingo (8/4), de acordo com o prefeito do município, Chico Galindo (PTB), é a garantia de que poderá tomar banho e beber água direto no Rio Cuiabá.

“Daqui a 10 anos, a população poderá tomar banho e beber água do Rio Cuiabá”, enfatizou o Prefeito.

Ele se refere a um projeto que prevê a despoluição do rio que corta a cidade e recebe mais de 70% do esgoto produzido na cidade, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS).

Segundo Galindo, o tratamento de esgoto está entre as prioridades da Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental), vencedora do processo licitatório para assumir integralmente o sistema de abastecimento de água e rede de esgoto da capital.

Ele afirma que no próximo dia 16 a empresa vai começar a atuar.

“A empresa tem três anos para universalizar o fornecimento de água e 10 anos para resolver o problema de esgoto e, com isso, salvar o Rio Cuiabá”, declarou.

Conforme informações da própria prefeitura, o Rio Cuiabá recebe diariamente 185 mil toneladas de esgoto in natura.

Para tratar a água, a concessionária dos serviços anunciou investimento de quase R$ 900 milhões, sendo que R$ 315 milhões em cinco anos.

O contrato com a empresa tem o prazo de vigência de 30 anos.

Além do esgoto, com uma bacia de 100 mil quilômetros quadrados, o Rio Cuiabá percorre 828 km abastecendo 13 municípios da Baixada Cuiabana.

O esgoto que vem dos córregos Mané Pinto, Barbado, Prainha e Gambá, principais da cidade, é despejado no leito do Cuiabá e, com isso, a cidade foi considerada a pior da região Centro-Oeste em coleta de esgoto e tratamento de água, ainda de acordo com um estudo divulgado no ano passado pelo SNIS.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal Midia News