Prefeito Chico Galindo (PTB-MT) recebe agentes comunitários de saúde

PTB Notícias 21/07/2011, 9:08


O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo (PTB-MT), recebeu na tarde da última quarta-feira (20-07), no Salão Nobre do Palácio Alencastro, representantes dos Agentes de Combate às Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde para discutir o andamento do processo de efetivação dos 457 trabalhadores, cujo termo de convocação foi assinado no dia 29 de junho.

Segundo o prefeito, como o prazo para entrega da documentação se encerra no próximo dia 29 (30 dias após a assinatura do termo), e pode ser que alguns trabalhadores não consigam, por alguma eventualidade, entregar a tempo.

“Não podemos deixar que alguém fique sem entregar a documentação, uma vez que o prazo é até o final do mês.

Mas como a lei permite prorrogar esse tempo, vamos abrir um prazo de mais 30 dias para que todos consigam resolver o problema.

O que queremos é que ninguém seja prejudicado”, disse o prefeito.

Galindo determinou à secretária de Gestão, Adriana Barbosa da Silva, que analise caso a caso a situação dos trabalhadores que estão enfrentando problema para juntar a documentação.

A efetivação dos agentes atende às disposições da Emenda Constitucional nº 51 de 2006, que assegura a admissão dos agentes, por meio do processo seletivo público pelos gestores locais do SUS no âmbito municipal.

Os agentes de endemias são profissionais que trabalham com a prevenção da dengue; os agentes comunitários são responsáveis pelo atendimento nos Programas de Saúde da Família (PSFs).

O presidente do sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias (Sintrace-MT), Wilson Cutas, ressaltou que ficou muito feliz com a atitude do prefeito em reconhecer e valorizar a categoria, garantindo os seus direitos constitucionais.

“Agora tenho certeza que vamos ter condições dignas de trabalho, pois ser efetivado é ter garantia de seguridade para todos nós”.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Dilemário Alencar, que esteve presente à reunião, destacou que os agentes são funcionários essenciais para Cuiabá, pois são responsáveis pela saúde preventiva da população cuiabana, por isso a efetivação é uma iniciativa mais do que justa.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de Cuiabá