Prefeito de Barretos apresenta projeto do Agrotechpark a FIESP

PTB Notícias 7/02/2011, 11:21

O prefeito de Barretos (SP), Emanoel Mariano Carvalho (PTB) e sua equipe de governo, apresentaram na tarde da última sexta-feira, 4 de fevereiro, no Paço Municipal, o projeto do Agrotechpark ao presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Skaf elogiou a iniciativa e marcou uma reunião para quarta-feira, 9 de fevereiro, no DEAGRO (Departamento de Agronegócio) da FIESP, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura e consultores do Agrotecpark, entre os quais, a professora Marisa Cassin.

Na terça-feira, 8 de fevereiro/11, os barretenses tem reunião agenda no CIESP.

O prefeito observou a Skaf, que o Agrotechpark será voltado para a área de alimentos, com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico e tecnológico da Cidade, gerando crescimento econômico e social para toda região”.

A área institucional ocupará 200 mil metros quadrados.

O Parque Tecnológico de Barretos será o primeiro do Estado com foco no Agronegócio.

A iniciativa leva em conta a natural vocação do município: Barretos é o centro da maior região agrícola de São Paulo e responde por 25% da produção agropecuária do Estado.

Com a sua efetivação novas empresas e novos empregos serão criados, estimulando o desenvolvimento econômico e social de toda região.

No total, serão investidos R$ 400 mil pelo governo do Estado para a realização dos trabalhos.

O projeto de estruturação do Agrotechpark contempla a formulação do Plano de Ciência e Tecnologia, que irá definir o perfil temático de atuação e os serviços que serão oferecidos pelo Parque Agrotecnológico de acordo com suas vocações regionais.

Além disso, está em fase de definição, o Plano Urbanístico Básico e o Projeto Arquitetônico da área total do parque, em articulação com os proprietários das áreas contíguas ao terreno da prefeitura onde será instalado o núcleo do complexo.

Os estudos também servirão para elaborar estratégias de cooperação entre as instituições de C&TI (Ciência, Tecnologia e Inovação) envolvidas e desenvolver o Plano de Marketing institucional do empreendimento, além de elaborar o Plano de Negócios e formatar a entidade gestora com o núcleo gestor e o Comitê Executivo.

AGROTECHPARK – O complexo do Parque Agrotecnológico de Barretos será implantado em uma área de 1 milhão de metros quadrados localizada na Estrada Municipal Pedro Vicentini, próximo ao aeroporto estadual Chafei Amsei.

O local abrigará instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, empresas incubadas, entidades públicas, infraestrutura hoteleira, centro de convenções, feiras e negócios.

Dentre as atividades do parque destacam-se: aprimoramento de produtos cárneos e à base de leite; programas de qualidade de alimentos; melhoramento genético bovino, técnicas de inseminação artificial e transferência de embriões; pastos e suas tecnologias; integração entre agricultura e pecuária; técnicas de manejo, rastreabilidade e implantação de chips; controle de resíduos de medicamentos.

Durante a apresentação do projeto, Emanoel e Skaf conversaram também sobre a instalação de uma Escola do Sesi em Barretos, cujo projeto aguarda a definição da área.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Barretos