Prefeito de Batatais fala de sua participação na Marcha dos Prefeitos

PTB Notícias 14/04/2007, 13:48

O prefeito de Batatais/SP, José Luis Romagnoli (PTB), esteve entre os cerca de 4000 prefeitos que participaram, esta semana, da X Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Para o petebista, a marcha pode ser considerada como um grande sucesso.

“Foi o maior encontro de autoridades do Brasil”, afirmou Romagnoli, referindo-se à composição da mesa e a deputados, governadores, prefeitos, vereadores e demais autoridades presentes na platéia.

O prefeito batataense diz que o movimento mostrou maturidade e organização incomuns, apresentando os problemas das cidades e sugerindo soluções e que o aumento de 1% do FPM dos municípios, anunciado pelo presidente Lula, foi a maior conquista do evento.

“O aumento de 1% do repasse do FPM não é a solução, mas ajuda”, disse.

O prefeito esclareceu ainda que, nos últimos 20 anos, cresceram as obrigações municipais e da mesma forma é crescente a injustiça que as prefeituras brasileiras enfrentam na distribuição dos recursos públicos.

O presidente prometeu também a redução das contrapartidas dos municípios para financiamentos federais de projetos de saneamento e habitação dos atuais 20% para até 0,1%, a abertura de uma linha de financiamento para os municípios comprarem máquinas, o aumento dos recursos da Funasa e a ampliação da assistência técnica da Caixa Econômica Federal para projetos de saneamento e habitação popular.

Além disso, anunciou a liberação de R$ 1 bilhão para regularizar a situação dos agentes comunitários de saúde, as ampliações do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Brasil Sorridente e a elaboração de um projeto de ônibus mais barato para o transporte escolar.

Agência Trabalhista de Notícias