Prefeito de Belém recebe a Virgem de Nazaré após Romaria Fluvial

PTB Notícias 8/10/2011, 21:53


O prefeito de Belém, o petebista Duciomar Costa, recebeu a imagem da Nossa Senhora de Nazaré na escadinha do Cais do Porto, na chegada da Romaria Fluvial, a terceira das onze peregrinações do Círio 2010.

Cerca de 600 embarcações participaram do traslado, que saiu de Icoaraci às 08h30 rumo à Belém.

A romaria está em seu 26ª ano e faz parte da programação oficial do Círio.

Com uma chuva de pétalas de rosas e muitos fogos a Imagem Peregrina foi entregue pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, ao gestor municipal, Duciomar Costa.

O Prefeito falou da emoção de receber a romaria em mais um ano.

“É um sentimento de fé que se renova.

Tenho a felicidade de estar como gestor desta cidade e vejo que a cada ano cresce o número de pessoas que acompanham e saúdam a Virgem de Nazaré.

Isso mostra a força do povo paraense”, afirmou.

Logo após a chegada, a Virgem foi conduzida pelo Prefeito até o lado e fora da Estação das Docas onde recebeu homenagens da Banda da Polícia Militar do Estado e foi colocada por Dom Alberto Taveira na Berlinda onde seguiu acompanhada pela moto romaria.

Segurança e atendimentos – A Prefeitura preparou um esquema de segurança e atendimento para garantir a organização nas procissões do Círio 2011.

A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), preparou uma equipe com cerca de mil voluntários que serão distribuídos em postos montados no percurso das procissões deste final de semana.

Segundo o coordenador da Defesa, Mario Chermont, os voluntários receberam treinamento adequado e as devidas orientações.

“A Defesa Civil está preparada em conjunto com o seu quadro de voluntários inscritos, recebendo a parceria da Sesma com toda a equipe médica para prestarmos um bom serviço de atendimento nesta grande festa que é o Círio de Nazaré”, afirmou.

Cerca de 350 voluntários foram escalados para trabalhar na trasladação e 650 na procissão do domingo.

Na romaria noturna, os presentes que por ventura passarem mal, serão atendidos no Clube do Remo, Secretaria Municipal de Administração (Semad), Ministério da Fazenda, Solar da Beira e Fumbel.

Durante o Círio, os atendimentos serão feitos na Fumbel, Solar da Beira, Ministério da Fazenda, estacionamento dos Correios, Casa da Linguagem, Secretaria Municipal de Administração (Semad), Clube do Remo, Restaurante Avenida e também na sede da Defesa Civil.

A Sesma disponibilizará, além de todos os medicamentos e materiais técnicos necessários, 15 médicos, 15 enfermeiros, 28 técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.

A secretaria utilizará também duas ambulâncias tipo USA (Unidade de Suporte Avançado) e quatro tipos USB (Unidade de Suporte Básico) acompanhando todos os percursos, e uma Ambulancha tipo USA acompanhando a romaria fluvial.

fonte: site da Prefeitura de Belém (PA)