Prefeito de Bressuire (França) visita Belém em busca de parceria

PTB Notícias 5/11/2007, 16:27


O prefeito da cidade de Bressuire, na França, Jean-Michel Bernier, acompanhado de uma grande comitiva, fez uma visita de cortesia à Prefeitura de Belém (PA) na última quinta-feira (01/11).

Recebido pela diretora da Companhia de Desenvolvimento de Belém (Codem) Rosa Cunha, representantes da Coordenadoria de Turismo de Belém (Belemtur) e do gabinete do prefeito petebista Duciomar Costa, Jean Bernier veio acompanhado pela gerente de Assuntos Internacionais da Paratur, Maria de Belém Gómez e falou da importância da parceria entre o seu país e o Pará.

Jean-Michel explicou que Bressuire vai realizar, de 07 a 10 de março do ano que vem, uma grande feira e exposição que homenageará o Pará.

O evento que já está em sua 70ª edição envolverá artistas, artesãos, dançarinos, músicos, microempresas da área cultural, etc.

Na oportunidade formalizou interesse em assinar com Belém uma pacto para criação de um conselho voltado para o desenvolvimento de projetos e ações para reduzir diferenças culturais e artísticas entre os dois países objetivando fortalecimento conjunto.

Um convênio assinado no último dia 26 com o Governo do Estado sinalizou o início dessa cooperação financeira e cultural com o Pará, Estado que será homenageado durante da Feira, que vai expor a beleza da fauna e da flora da Amazônia paraense.

Réplicas do Ver o Peso e do Forte do Presépio, que integra o Complexo Feliz Lusitânia também vão compor a exposição.

Rosa Cunha agradeceu a visita em nome do prefeito Duciomar Costa presenteando a comitiva com um kit turístico e informativo de Belém.

Eles também receberam o cd Pará N´América, do grupo Quorum, responsável pela finalização e pesquisa da valsa “Canto do Paris N´América Paraense”, composta em homenagem a cidade de Belém em 1890 , na França, por André Messager, inspirado por uma visita à Amazônia.

A comitiva ouviu atentamente a valsa apresentada por integrantes do Quorum que receberam a promessa do próprio Jean-Michel de que o grupo será divulgado na França em momento oportuno.

Para o prefeito Duciomar Costa, que não pode acompanhar a recepção da comitiva em função de compromissos em Brasília, Jean-Michel deixou o livro Lees Deux – Sevres Monumentales Et Naturelles, volume 4, de Jean-Pierre Andrault.

O livro traz imagens e relatos históricos de Bressuire, cidade localizada no centro-oeste da França, com 20 mil habitantes, conhecida mundialmente pela feira realizada pelo Clube Bressuire Bocage Animation (BBA).

Jean-Michel diz que “o sucesso da feira se deve à tradição de visitar os estados e países homenageados ao longo do ano, fechando parcerias, fazendo intercâmbio e multiplicando os intermediários do evento capazes de encontrar os personagens principais do evento”.

Ele encerrou a visita justificando que convidar Belém para a feira é uma forma de mostrar que “Bressuire é uma pequena cidade mas gostamos de coisas grandes”, finaliza.

Também integraram a comitiva, formada por 11 pessoas, a vice-prefeita de Bressuire, Marie Jarry, o presidente do clube BBA, Christian Bessiere, e dois jornalistas, Christian Desbois, do Le Courrier de L’Ouest, e Xavier Leroux, do La Nouvelle Republique.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Belém)