Prefeito de Itajubá inaugura espaço para capacitar produtores rurais

PTB Notícias 26/10/2009, 10:58

O prefeito de Itajubá, Dr.

Jorge Renó Mouallem (PTB-MG), inaugurou na última semana a ‘Casa do Produtor’, projeto que funciona na fazenda da Prefeitura e oferece toda a estrutura necessária para capacitar e atualizar o produtor rural, melhorando assim suas condições de trabalho e renda.

Marcada por uma solenidade e também pela palestra ‘Cultivo do Cedro Australiano’, ministrada pelo engenheiro José Bernardo de Carvalho, da cidade de São Paulo, o evento reuniu produtores rurais e autoridades, entre elas o vice-prefeito da cidade Laudelino Augusto; o vice-presidente da Câmara Municipal de Itajubá, vereador Valdomiro Cortez; o vereador Joel Carlos de Almeida; o Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Combate, Ten.

Cel.

Ronaldo César Brasil de Souza, além de representantes de várias entidades e instituições.

Durante a apresentação da ‘Casa do Produtor’, o secretário municipal de Agricultura, Emílio Kallas, enfatizou a importância de o homem do campo ter uma sede exclusiva.

“Incentivar o desenvolvimento rural em nosso município é valorizar primeiro o produtor e oferecer a ele mecanismos para melhorar suas condições de trabalho e crescimento”, ressaltou Kallas.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Itajubá, Andriani Tavares que será parceira nas ações da ‘Casa’, destacou que o desenvolvendo sustentável deve atuar integrado com o cuidado com o meio ambiente.

“Aqui iremos implementar projetos como a proteção de nascentes, implantação das fossas sépticas, entre outros, sempre frisando que a exploração das riquezas nas propriedades deve estar aliada à preservação ambiental”, disse a secretária.

O representante da CAMURI (Central das Associações de Moradores das zonas Urbana e Rural de Itajubá), Paulo Faria, afirmou que esse momento é um divisor de águas na vida dos trabalhadores rurais de Itajubá, pois “pela primeira vez em 20 anos vê a valorização do homem do campo sendo levada a sério, com ações efetivas da administração municipal “.

O Prefeito Dr.

Jorge finalizou destacando o seu compromisso com o desenvolvendo do município como um todo.

“Itajubá tem vocação tecnológica e está despontando significativamente nesse sentido, pois estamos trabalhando muito para isso.

Mas, ao mesmo tempo queremos oferecer as mesmas oportunidades ao setor rural.

Creio que a ‘Casa do Produtor’ irá proporcionar que tenhamos muitas idéias e promovamos muitas ações de melhorias para a área rural e para o desenvolvendo sustentável”, afirmou petebista.

O espaço também será utilizado para a realização das reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRSI, que acontecem sempre nas primeiras quintas-feiras de cada mês.

Também serão ministrados cursos de capacitação e palestras, a princípio, quinzenalmente.

Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura Municipal de Itajubá