Prefeito de Juiz de Fora abre 3º Encontro Técnico do Proleite

PTB Notícias 27/02/2008, 8:32

A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) de Juiz de Fora (MG) realizou, nesta terça-feira (26/02), o 3º Encontro Técnico do Proleite, com a participação de produtores rurais da cidade.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito petebista Alberto Bejani e do secretário de Agropecuária e Abastecimento, Marcelo Detoni, que ressaltaram os esforços da administração atual em incentivar o aumento da quantidade e da qualidade da produção rural em Juiz de Fora.

Esta é a terceira vez que o encontro acontece na atual administração do prefeito, uma iniciativa direcionada aos que mais precisam do apoio da Prefeitura para aperfeiçoamento das atividades econômicas do campo.

O Proleite é um programa de fomento à atividade leiteira por meio da assistência técnica e do acompanhamento continuado e que está vinculado ao Departamento de Informação e Promoção Rural da SAA.

Atualmente, o programa conta com cinco técnicos agrícolas, dois agrônomos e dois veterinários para o atendimento dos cerca de 360 produtores cadastrados e agrupados em nove associações na cidade.

Eles recebem o subsídio de R$ 0,02 por litro, por incentivo do prefeito Alberto Bejani, desde que o produto se enquadre nas exigências da Instrução Normativa nº 51 (IN51).

Estima-se, segundo dados da SAA, que a produção dos associados chegue a nove milhões de litros por ano.

Bejani exaltou o trabalho que a SAA tem realizado e a importância de se apoiar a população rural da cidade.

“Esta foi a administração que mais deu atenção ao homem do campo, tanto no que diz respeito a máquinas, como à assistência e ao apoio.

Muita coisa ainda deve ser feita para beneficiar o homem do campo, que enfrenta muitas dificuldades.

Estamos empenhados em oferecer a atenção necessária”, declarou o prefeito, responsável pela criação da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento.

O secretário Marcelo Detoni ressaltou a importância do evento.

“São nestes encontros que conseguimos levar conhecimento aos produtores e fazer com que eles aumentem seus lucros”, disse.

O coordenador do Proleite, Renato Schmidt, destacou a importância do acompanhamento e do controle gerencial da produção oferecidos ao produtor rural.

“Quando a assistência é dada de perto, o produtor consegue dominar todas as fases da produção e aumentar ao máximo os seus lucros, o que será muito importante a partir do momento em que uma grande empresa se instalar na cidade e aquecer ainda mais a produção local”, relatou o coordenador do programa, referindo-se à chegada da unidade de beneficiamento de leite do grupo Eleva (antiga Avipal).

Ainda estiveram presentes à cerimônia o presidente do Sindicato Rural, Domingos Frederico Neto, os vereadores Eduardo Novy e João do Joaninho, além do presidente da Câmara Municipal, Vicente de Paula – Vicentão (PTB).

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da PJF)