Prefeito de Juiz de Fora anuncia licença maternidade de seis meses

PTB Notícias 7/08/2007, 7:52


O prefeito da cidade mineira de Juiz de Fora, o petebista Alberto Bejani, anunciou que a partir de 1º de janeiro de 2008 as servidoras municipais terão direito a licença maternidade de 180 dias.

A ampliação do prazo, de acordo com o prefeito petebista, permitirá que as mães possam dedicar mais tempo a seus filhos.

“Percebo que é comum as mães grávidas adiarem suas férias para poderem contar com mais tempo para cuidar de seus bebês.

A partir do ano que vem, elas terão garantidos seis meses”, enfatizou.

O anúncio foi feito durante o lançamento da XVI Semana Mundial do Aleitamento Materno em Juiz de Fora, que contou com a participação da superintendente da AMAC, Vanessa Loçasso Bejani.

Durante a solenidade, a superintendente da AMAC disse que Juiz de Fora contará com um mês de trabalho de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

“Está provado que a gestante que recebe orientações ainda durante o pré-natal tem muito mais facilidade para amamentar do que aquelas que não receberam informações antes do nascimento do bebê”, ressaltou.

Na ocasião, foi conhecida a nova Madrinha da Amamentação, Maria Isabel Garcia Salles, administradora de empresa que doou mais de 90 litros de leite em 2007.

Maria Isabel foi homenageada pelo prefeito Alberto Bejani com uma placa parabenizando-a por seu apoio ao Banco de Leite Humano da AMAC.

Este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) trabalha com os países que apóiam o aleitamento materno o tema “Amamentação na Primeira Hora, Proteção Sem Demora”.

As atividades programadas pela AMAC seguirão até o dia 30 de agosto, com a promoção de oficinas para profissionais de saúde e gestantes, palestras, além de apresentações do teatro “O Mistério da Cegonha” para as crianças das creches da Associação.

A peça é uma montagem feita por adolescentes da Casa do Pequeno Artista, outro programa social da AMAC.

Para reforçar a campanha de doação serão intensificadas as visitas às maternidades e UBS”s da cidade.

Para encerrar as comemorações da Semana da Amamentação, será realizada a premiação da “Gincana da Amamentação”, das 9h às 11h, em uma das creches da Associação.

A iniciativa faz parte do projeto “Creche Amiga da Amamentação”, que incentiva a prática da amamentação saudável e a doação do leite materno.

O objetivo da gincana foi despertar a atenção dos pais e profissionais que trabalham com as crianças para o uso da “técnica do copinho” e da retirada das chupetas e das mamadeiras.

Veja a programação:Data: 01 a 07/08Horário: 8h às 12h – Intensificação das visitas às maternidades e UBS”sData: 02/08 – Oficina para Rede de Apoio ao Aleitamento MaternoObjetivo: Preparar mulheres da comunidade que têm experiência em amamentação para ajudar outras mulheres a amamentar e primeiro Chá da Mamãe.

Horário: 14hLocal: Casa de PartoData: 02/08 – Curso de Gestantes do Hospital Albert Sabin Horário: 19h – Palestra: Cuidados com a Mama – Drª Márcia MizrahyLocal: Hospital Albert SabinData: 02/08 – Apresentação da peça teatral “O Mistério da Cegonha”, pelos integrantes da Casa do Pequeno Artista/AMACHorário: 14h30Local: Creche Vitorino BragaData: 03/08 – Apresentação da peça teatral “O Mistério da Cegonha”, pelos integrantes da Casa do Pequeno Artista/AMACHorário: 14h30Local: Creche Santa CecíliaData: 06/08 – Curso Casal GrávidoHorário: 13h – Palestra: Cuidados com a Mama – Drª Márcia Mizrahy/ Apresentação da peça teatral “O Mistério da Cegonha”Local: Santa Casa de Misericórdia de Juiz de ForaData: 07/08 – Apresentação da peça teatral “O Mistério da Cegonha”Horário: 14h30Local: Creche IpirangaData: 08/08 – Apresentação da peça teatral “O Mistério da Cegonha”Horário: 14h30Local: Creche São BeneditoData: 09/08 – Apresentação da peça teatral “O Mistério da Cegonha”Horário: 14h30Local: Creche Santa EfigêniaData: 10/08 – Apresentação da peça teatral “O Mistério da Cegonha”Horário: 14h30Local: Creche Vila IdealData: 15/08 – Avaliação das Creches com Equipe Organizadora da “Gincana da Amamentação”Horário: 8h às 18h Local: Creches da AMACData: 17/08 – Avaliação das Creches com Equipe Organizadora da “Gincana da Amamentação”Horário: 8h às 18 hLocal: Creches da AMACData: 25/08 – Curso Casal GrávidoHorário: 13h às 17hLocal: UBS-Centro SulData: 30/08 – Premiação da “Gincana da Amamentação”Horário: 9h às 11hLocal: Creches da AMACfonte: site da Prefeitura de Juiz de Fora (MG)