Prefeito de Juiz de Fora lança livro em comemoração aos 50 anos da Unijuf

PTB Notícias 13/06/2007, 10:06


O prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani (PTB/MG) e a superintendente da Associação de Municipal de Ação Comunitária, Vanessa Loçasso Bejani (PTB/MG), lançaram, nesta segunda-feira (11/06), o livro “Unijuf: 50 anos de História”.

A publicação foi produzida a partir de depoimentos de quatro personagens, entre eles, o primeiro presidente e fundador, Roxael Cândido da Cunha, de 89 anos.

O livro marca o cinqüentenário da União Juizforana de Associações Comunitárias de Bairros e Distritos (Unijuf).

Em 50 anos, a Unijuf vem consolidando sua atuação na luta pelo atendimento às reivindicações populares, evidenciando sua participação efetiva na construção da cidade.

“Consideramos a parceria entre o poder público e as comunidades uma forma de exercício da cidadania, de transparência e de democracia.

Por isso, estamos presenteando a Unijuf com esta publicação, que trata de um recorte dessa história, sem a pretensão de esgotarmos o assunto”, afirma a superintendente da AMAC, Vanessa Loçasso Bejani.

Que seja estímulo para os representantes e para as comunidades, contribuindo para que a cidade cresça e se desenvolva cada vez mais, acrescenta.

Durante os 50 anos, passaram pela Unijuf quatro presidentes, o fundador Roxael Cândido da Cunha (1957-1996), Fernando Luiz Eliotério (1996-2001), Suely Gervásio Ferreira (2001-2005) e José Manoel da Silva (2005 a 2009).

O registro oficial da Unijuf data de 31 de março de 1957, e a entidade reúne atualmente mais de 160 associações.

Criada com o objetivo de organizar o movimento comunitário da cidade, as associações de moradores propõem uma participação cidadã na defesa dos interesses da população.

Formadas por cidadãos dedicados, voluntários e determinados em seus objetivos, elas se organizam cada vez mais, mobilizando as comunidades na busca das melhorias reclamadas.

Hoje, o movimento comunitário vem assumindo uma postura participativa, buscando a parceria com o poder público para o bem-estar coletivo.

Atualmente, a Unijuf é filiada à Federação das Associações de Moradores do Estado de Minas Gerais (Famemg) e à Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam).

A cada dois anos, é aberto processo eleitoral para a composição de nova mesa diretora, que toma posse em 31 de março, Dia Municipal do Líder Comunitário.

No ano em que a Unijuf completa 50 anos, o prefeito Alberto Bejani concentra seus esforços no sentido de estreitar a relação com as entidades representativas da população.

Desde agosto de 2006, o prefeito determinou a entrega de 40 vales-transportes por mês para cada presidente das associações de Juiz de Fora.

Para promover a integração do poder público com a população, fortalecer a atuação dos representantes de bairros e trabalhar juntamente com aqueles que são porta-vozes das comunidades, foi lançado em janeiro de 2007, o Ciclo de Palestras.

As palestras são realizadas mensalmente na data de entrega dos vales-transportes.

Os temas são definidos de acordo com as sugestões dos presidentes da SPMs, que recebem um formulário específico para a proposição de assuntos de interesse das comunidades.

E mais uma novidade: no dia cinqüentenário da União, os integrantes receberam das mãos do prefeito Alberto Bejani as chaves da nova sede, que fica na Avenida Francisco Bernardino 5, Centro.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Juiz de Fora)