Prefeito de Juiz de Fora lança obras de restauração do Mariano Procópio

PTB Notícias 9/01/2008, 8:36

O prefeito petebista Alberto Bejani (Juiz de Fora/MG) visitou, nesta terça-feira (08/01), as obras do prédio Mariano Procópio.

Na ocasião, o prefeito assinou, junto com o diretor superintendente da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), Francisco Antônio de Mello Reis, o contrato da Mapro com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop/MG), que libera recursos de R$ 685 mil para reforma e restauração das fachadas e do telhado do prédio Mariano Procópio.

Bejani ressaltou a importância das obras da fachada e do telhado para a manutenção do acervo.

“A segunda etapa das obras visam à garantia de segurança absoluta ao acervo, eliminando possibilidades de vazamento e outros tipos de problemas que poderiam aparecer futuramente.

” Ele ressaltou que a primeira etapa da obra, composta pela restauração do lago do Parque Mariano Procópio, está prevista para ser inaugurada em maio de 2008.

Desde essa segunda-feira, dia 7, o prédio Mariano Procópio foi fechado para dar continuidade ao processo de recuperação das fachadas e do telhado.

Dentro do contrato com a Setop/MG, a Prefeitura já forneceu contrapartida de cerca de R$ 34 mil, com mais R$ 55 mil.

A empresa contratada, em caráter de emergência, é a Ópera Prima, do Rio de Janeiro.

Já o valor da obra do telhado ainda está em aberto e será de, aproximadamente, R$ 650 mil, proveniente do Ministério do Turismo.

As fachadas da edificação irão passar pelas seguintes obras: substituição e revisão dos materiais dos quais são compostas; revisão e substituição, quando necessário, de janelas e portas; e serão embutidos condutores de água e o sistema de aterramento (pára-raios).

Já no telhado, será feita a substituição dos painéis laterais e frontais, impermeabilização das lajes, ampliação das calhas que serão reforçadas para captação, colocação de telhas zincadas, pintadas e termoacústicas nas áreas centrais do lanternim; além de ser substituída a clarabóia central, com colocação de vidro laminado com filtro solar para proteção contra raios ultravioleta, apoiada em estrutura de alumínio com pintura eletrostática.

O diretor superintendente da Mapro, Francisco Antônio de Mello Reis, explica que o trabalho de fundação do prédio Mariano Procópio já está finalizado, faltando alguns últimos arremates, como implantação da rede de esgoto dos novos sanitários públicos, da estrutura de prevenção e combate a incêndios e nova paginação de pisos.

As lajes do entorno e o guarda-corpo irão apresentar vidro temperado em estrutura metálica com pintura automotiva (tinta especial resistente às intempéries).

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da PJF)