Prefeito de Paraty comemora êxito na realização da Flip 2007

PTB Notícias 10/07/2007, 10:08


O balanço da Festa Literária Internacional de Parati (Flip), que foi encerrada no último domingo, 08, comprova o êxito da iniciativa.

De acordo com o prefeito de Parati, o petebista José Carlos Porto, o Zezé, os números desta edição cresceram expressivamente em relação ao ano passado: foram 33 mil espectadores que passaram pelas tendas em que foram realizados os encontros literários.

Ano passado, este número alcançou a marca de 24 mil pessoas nos cinco dias do evento.

Segundo o prefeito Zezé, a cidade recebeu 20 mil turistas, que lotaram pousadas e movimentaram o comércio local.

A presença de 76 autores de 11 países, e a realização de 21 mesas, com todos os ingressos vendidos para a Tenda dos Autores, garantiu o sucesso da Flip.

Para o ano que vem, ainda não há planos nem convidados em vista, segundo Cassiano Elek Machado, que assumiu a coordenação da parte literária neste ano em substituição a Liz Calder, idealizadora do evento.

“Ainda estamos focados nesta edição, mas considero a missão cumprida”, comemorou.

Além dos eventos programados, o festival também contou com atrações paralelas, como a estréia do documentário “Português, a língua do Brasil”, de Nelson Pereira dos Santos; a exposição fotográfica “O lugar do escritor”, de Eder Chiodetto; a mostra de cinema com filmes baseados em obras de Nelson Rodrigues; duas oficinas literárias coordenadas por Arthur Dapieve e Joaquim Ferreira dos Santos e por Sonia Rodrigues, a exposição “Uma tragédia em 24 atos”, com curadoria de Marco Antônio Braz, e muito mais.

Entre os escritores convidados, os dois maiores destaques vieram da África do Sul e conquistaram o Prêmio Nobel: Nadine Gordimer, laureada em 1991, e J.

M.

Coetzee, em 2003.

Além deles, 16 escritores estrangeiros se revezaram nos disputados debates e mesas: Ahdaf Soueif, Amós Oz, Mia Couto, Ishmael Beah, Robert Fisk, Lawrence Wright, Dennis Lehane, Jim Dodge, Kiran Desai, Guillermo Arriaga, Cesar Aira, Rodrigo Fresán, Alan Pauls, Will Self, Ignácio Padilla.

No time dos escritores brasileiros, Silviano Santiago, Antônio Torres, Ruy Castro, Fernando Morais, Paulo César Araújo, Chacal, Paulo Lins, Veronica Stigger, Mário Bortolotto entre outros.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Paraty)