Prefeito de Parnaíba fala sobre projetos para turismo e cidade digital

PTB Notícias 9/05/2007, 8:34

Enquanto a Operação Verão no Litoral do Piauí 2007 vai trabalhar para o sucesso da da alta temporada no mês de julho, o prefeito de Parnaíba, o petebista José Hamilton Castelo Branco, externou durante reunião com o governador no Palácio Karnak, a sua preocupação em garantir, também, projetos para a baixa estação, ressaltando o potencial da cidade por ser uma referência na região nas áreas de saúde e educação.

“Num raio de 180 km de Parnaíba, com mais de 20 cidades, um total de mais de 750 mil habitantes, pegando toda a serra da Ibiapaba, a região serrana do Ceará, boa parte da região do Maranhão e do norte do Piauí.

Vamos desenvolver esse projeto a partir desse ano, até porque temos os Campus das universidades Estadual, Federal e de faculdades particulares.

Para lá, vão pessoas desse municípios para estudar então, é preciso aproveitar para desenvolver e traçar ações junto a hotéis e tudo o que envolve o turismo”, disse o prefeito petebista, ressaltando que o secretário de Turismo do Estado, Sílvio Leite, se prontificou a conversar também com os gestores dos demais municípios litorâneos para desenvolver um trabalho em conjunto.

Um tema comum a todos os participantes da reunião foi sobre como resolver o problema do lixo nas cidades, situação que, segundo José Hamilton, está sendo contornada em Parnaíba, com uma preocupação em especial em relação aos moradores do município.

“Pela primeira vez temos um contrato de aterro sanitário, coleta de lixo, capina e varrição, que é de fundamental importância para o turismo e para as pessoas que lá vivem.

É neles em quem precisamos pensar primeiro.

Para que o turista possa vir e gostar é preciso que a cidade esteja limpa, é como a casa da gente”, explicou o prefeito José Hamilton.

O petebista José Hamilton afirmou ainda que o município irá gerir o sistema de iluminação pública e para isso, espera apenas a definição do novo presidente da empresa, reclamando também que a Cepisa não repassa os valores da taxa de iluminação pública.

“A Cepisa arrecada a iluminação pública onde, a receita é maior que o faturamento mensal da empresa e aparece um saldo credor para Paranaíba.

Até agora, não foi possível se determinar uma forma de como ele possa ser repassado mês a mês.

Queremos que esse saldo seja creditado imediatamente para a prefeitura, o que é difícil de acontecer”.

Falando sobre as metas da sua administração, o prefeito de Parnaíba afirmou que vai transformar o município em uma “cidade digital”, com um programa de acesso à internet através do sistema de conecção sem fios, o wireless.

“Estamos com toda a parte técnica do projeto definida.

São cinco etapas, na primeira, atenderemos toda a estrutura da prefeitura.

Em uma segunda etapa atenderemos toda a estrutura da saúdee em seguida a educação.

Na quarta, a segurança pública, onde vamos ter câmeras em vários locais da cidade de Parnaíba e o quinto, um sistema direto ao público que terá acesso à internet e, que para isso, formulamos um programa onde basta que ele esteja em dia com o IPTU e, se for empresa, com suas obrigações fiscais”, finalizou José Hamilton.

fonte: site Acesse Piauí