Prefeito de Parnaíba implanta sistema de internet grátis para moradores

PTB Notícias 21/05/2007, 9:13


O Projeto Parnaíba Digital está sendo implantado na cidade de Parnaíba, localizada no Estado do Piauí, por iniciativa da Prefeitura e consiste na criação de uma rede sem fio num raio de 16 quilômetros, tendo como ponto de referência o Centro Administrativo Municipal.

Além de interligar todos os órgãos públicos municipais, mesmo aqueles mais distantes, através de uma intranet, a nova iniciativa anunciada pelo prefeito José Hamilton, do PTB do Piauí, vai levar o acesso à internet para agilizar o atendimento à comunidade.

“A população também terá acesso gratuito à internet, através deste novo sistema, basta que esteja em dia com o pagamento dos impostos municipais, como o IPTU”, garantiu o prefeito José Hamilton.

O prefeito petebista ressaltou ainda que no setor educacional a rede permitirá a interligação entre as escolas e destas com outras instituições de ensino do estado, do Brasil e do Mundo, promovendo a inclusão digital dos alunos do ensino público municipal.

Ainda, através da Internet, poderão realizadas videoconferências e cursos via Internet para a capacitação de professores e gestores da educação municipal.

No setor de segurança pública, a rede permitirá a transmissão de dados multimídia, possibilitando a criação de uma Central de Observações de Imagens, com câmeras colocadas em pontos estratégicos da cidade, minimizando os custos com locomoção, sendo um recurso inteligente para monitoramento de conflitos urbanos, orientando os deslocamentos dos agentes da Guarda Civil Municipal para os setores de real necessidade, entre outros benefícios.

Outra etapa do processo de informatização em Parnaíba está voltado para a Saúde pública do município, onde será implantada uma rede informatizada de comunicação e transmissão de dados entre os PSFs (Programa de Saúde da Família), hospitais e a Secretaria de Saúde.

Esta fase visa facilitar o atendimento ao público no serviço de saúde, possibilitando o agendamento de consultas nos postos de saúde, próximo à residência dos cidadãos, evitando filas e facilitando o atendimento ao público.

fonte: Jornal Meio Norte (PI)