Prefeito de Presidente Prudente elogia funcionamento da UPA de Ourinhos

PTB Notícias 26/04/2013, 7:03

Na quarta-feira (24/4/2013), o prefeito de Presidente Prudente (SP), Milton Carlos de Mello, o Tupã (PTB), esteve em Ourinhos, acompanhado de seu secretário de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, e o diretor de saúde, Dr.

Nereu Oguido, e recepcionado pelo secretário Municipal de Saúde, André Mello, para conhecer as instalações e o funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ourinhos.

O prefeito elogiou e serviço e afirmou que a unidade de Ourinhos servirá como referência para a instalação de duas UPAs em sua cidade.

“No ano passado eu já havia conversado sobre a UPA com o então prefeito Toshio Misato e agora acertamos com a prefeita Belkis Fernandes e o secretário de saúde André Mello essa visita para conhecer de perto o funcionamento da UPA.

Presidente Prudente foi contemplada pelo governo federal com duas Unidades de Pronto Atendimento e estando aqui pude conhecer não só a UPA, mas também o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pelo que percebi está prestes a entrar em funcionamento aqui em Ourinhos”, relatou Tupã.

Milton Mello presenciou diversos atendimentos.

“Vamos levar uma imagem muito boa da UPA daqui.

Conversamos com o pessoal da prefeita Belkis, o secretário André Mello, a ex-secretária Lúcia Tutui que mostram muito conhecimento e agora aqui “in loco” percebemos a modernização, o bom atendimento e a atenção às pessoas.

Desta forma levaremos uma boa impressão e na próxima semana voltaremos aqui.

Hoje viemos com uma pequena equipe da prefeitura de Prudente, mas da próxima veze quero que trazer o administrativo da nossa secretaria de saúde e nosso secretário de Administração para que possamos utilizar Ourinhos como referência, pois se conseguirmos implantar isso em Prudente, tenho certeza que a nossa população será muito bem atendida”, destacou.

O secretário de Saúde de Presidente Prudente, Dr.

Sérgio Cordeiro, falou sobre a visita a UPA de Ourinhos.

“Temos unidades de pronto atendimento em Prudente e, como conseguimos duas UPAs para a cidade, viemos conhecer a de Ourinhos, que já está em funcionamento de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.

Viemos aprender como fazer um atendimento no nível da UPA, que tem humanização e um fluxo diferente do que já fazemos na nossa cidade.

Aqui há a classificação de risco na porta, onde são separados os pacientes conforme a gravidade.

Gostamos muito da UPA daqui e sem dúvida vamos utilizá-la como referência para a implantação das nossas unidades lá.

Ourinhos está de parabéns, a UPA está muito bem montada, bem estruturada e de acordo com o que o Ministério da Saúde exige, pois caso contrário os recursos não vem”, enalteceu.

O secretário municipal saúde, André Mello, falou sobre a importância da visita.

“Quando falamos em UPA e SAMU isso tudo é novidade para outras cidades e outros prefeitos.

Isso mostra o pioneirismo de Ourinhos, pois municípios até maiores ainda não conseguiram implantar esse sistema que estamos iniciando.

Sabemos que há ajustes a serem realizados, mas estamos trabalhando para isso.

Essa visita do prefeito Milton demonstra que Ourinhos está buscando esse aprimoramento para bem atender a nossa população”, finaliza.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Diário de Ourinhos