Prefeito de Santo André, Aidan Ravin, lança Programa Bairros + Fortes

PTB Notícias 28/04/2010, 10:03


Com o Teatro Municipal lotado por comerciantes e empreendedores de toda a cidade, secretários de governo, representantes de entidades e vereadores, a Prefeitura de Santo André lançou oficialmente o Programa Bairros + Fortes na noite desta última terça-feira (27/04).

Presente no evento, ao lado da Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade andreense, Denise Ravin, o Prefeito Aidan Ravin vinculou conceitualmente o Bairros + Fortes ao Cidade Interativa, projeto que deverá ser lançado em breve pela Prefeitura de Santo André e que representará uma inovação na relação entre o poder público e os munícipes.

“No projeto Cidade Interativa, vamos levar a Prefeitura e o secretariado até os bairros.

Primeiramente com pesquisas para detectar as necessidades da população e, na sequência, com a realização ágil dos serviços necessários”, afirmou o chefe do Executivo andreense.

A coordenadora de Fomento ao Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET), Gabriela Barcellos, explicou que, além de proporcionar cursos e palestras a serem aplicados pelo Sebrae, um dos parceiros, o programa servirá como importante elo de comunicação entre os bairros e o poder público municipal.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET), Beto Torrado, enfatizou a utilidade da iniciativa para os elos mais fracos da cadeia socioeconômica.

“O programa atende diretamente os comerciantes e prestadores de serviços de micro e pequeno porte que muitas vezes se encontram abandonados e esquecidos.

E a maior comprovação desta carência é o fato de termos um teatro lotado nesta noite”, afirmou.

O representante da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Ari Barcelos, destacou o comprometimento da entidade, ao afirmar que Prefeitura e Acisa atuam juntas em prol do programa.

Já o representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Marcelo Alciati, explicou que os cursos voltados aos comerciantes serão realizados após trabalho de diagnóstico, que levará em conta características específicas de cada bairro.

E deu uma noção das áreas de interesse que poderão ser contempladas ao lembrar que o Sebrae conta com especialistas em vendas, finanças, legislação marketing e tecnologia da informação.

InscriçõesDurante o evento, foram distribuídas e preenchidas fichas de adesão ao programa.

O próximo passo é fazer uma triagem dos interessados em participar e agendar reuniões para a realização de diagnósticos dos centros comerciais de bairro, a partir do mês que vem.

Estes diagnósticos vão definir os cursos e palestras a serem aplicados em cada localidade.

Os empreendedores que não puderam participar do evento ainda podem se inscrever.

Para tanto, basta entrar em contato com o Sebrae pelos telefones (11) 4990-1911 e 0800 570 0800 ou com a Prefeitura de Santo André pelo email bairrosmaisfortes@santoandre.

sp.

gov.

br ParceirosO Bairros + Fortes reúne parceiros de peso.

Além da Acisa e do Sebrae, participam o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Núcleo de Líderes de Santo André (Nulsa) e Sociedade Oliveira Lima e Região (Sol).

Além de comerciantes, o programa vai atender prestadores de serviços, profissionais liberais, autônomos e indústrias de micro e pequeno porte.

O grande mote do programa é possibilitar que empreendedores formais ou informais sejam capacitados nas próprias regiões em que atuam, sem que haja necessidade de grandes deslocamentos.

Os cursos serão ministrados em locais públicos como escolas e igrejas, por exemplo.

Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Santo André