Prefeito de Teresina, Elmano Férrer, entrega carteiras escolas adaptadas

PTB Notícias 6/12/2011, 12:54

Uma conquista de Teresina (PI) pretende aliviar a vida das crianças com necessidades especiais que fazem parte da Rede Municipal de Educação.

O prefeito Elmano Férrer, do PTB, e o secretário Municipal de Educação, professor Paulo Machado, entregaram nesta segunda-feira (06/12/2011) 17 carteiras escolares adaptadas, beneficiando 14 escolas municipais.

“Um material de qualidade feito no Piauí.

Estou orgulhoso das nossas evoluções, pois assim acredito que somos agentes contra a discriminação.

As escolas de Teresina estão cheias de educadores que se doam e estamos dispostos a oferecer todas as ferramentas necessárias para que as diferenças sejam respeitadas em nossa cidade”, afirmou Elmano Férrer.

“A entrega é simbólica.

Nosso plano é oferecer uma Educação realmente inclusiva para as 891 crianças com necessidades especiais, respeitando as diferenças.

As escolas já podem incluir nos seus projetos a aquisição dessas carteiras para todas as crianças que necessitam”, pontuou o secretário, que vem acompanhando de perto as ações da Divisão de Educação Inclusiva da SEMEC, com três projetos de destaque: Apoio Pedagógico Específico (APE), Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Acompanhamento Pedagógico (AP).

Teresina atende hoje 67 crianças com síndromes variadas, 70 com deficiência intelectual, 38 com deficiência auditiva, 104 com deficiência física, 36 com baixa cegueira, além de outras dificuldades no aprendizado.

No acompanhamento dos alunos e das famílias, a Rede Municipal oferece doação de óculos, acessibilidade nas escolas, apoio pedagógico, formação de professores e etc.

As novas carteiras possuem apoio para a cabeça, para os pés, cinto de segurança e uma mesa flexível, auxiliando na correção da postura e proporcionando conforto para os alunos.

Foram adquiridas com recursos do Ministério da Educação e conta com a parceira da empresa Adaptafácil, que produz as carteiras no Piauí.

De acordo com Daniela Escórcio, chefe da Divisão de Educação Inclusiva da SEMEC, o objetivo é levar inclusão para todas as escolas.

“Esse é um passo importante dentro dos nossos projetos.

O trabalho é de reflexão e dedicação, pois a Educação Inclusiva é um processo no qual já avançamos bastante e estamos construindo conjuntamente, aprendendo a fazer cada vez melhor”, disse.

Quem ficou satisfeita com o presente foi a pequena Ana Vitória, do Centro Municipal de Educação Infantil Francisco das Chagas Venâncio, que recebeu das mãos do Prefeito a carteira que lhe acompanhará durante o tempo que permanecer na Rede Municipal.

Trocando a velha carteira da sala regular por uma acolchoada e cheia de recursos, Ana Vitória passa a ter mais conforto para estudar.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Teresina (PI)Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina (PI)