Prefeito de Teresina Elmano Férrer lança o Orçamento Popular 2011

PTB Notícias 3/06/2011, 14:20

O prefeito Elmano Férrer lançou na última quarta-feira, 01/06/2011, no auditório do Sebrae, o Orçamento Popular 2011/2012.

Instrumento democrático de participação da comunidade na administração por permitir que entidades comunitárias elejam as obras prioritárias para os seus bairros, o Programa Orçamento Popular contará este ano com R$ 15 milhões.

A solenidade de lançamento do Orçamento Popular é um dos principais eventos realizados anualmente pela Prefeitura de Teresina.

Dela participaram representantes de associações de moradores, conselhos e federações de entidades comunitárias, além de organizações não governamentais e autoridades.

Por meio de plenárias organizadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral em bairros estratégicos da cidade, cada comunidade devidamente cadastrada e inscrita no programa aponta os seus principais problemas e apresenta as soluções que se concretizam através de obras e serviços públicos.

Entre as principais obras executadas pelo Programa Orçamento Popular estão melhorias habitacionais, pavimentação em paralelepípedo, praças, casas de farinha, lavanderias comunitárias, sistemas simplificados de abastecimento de água e centros de produção.

“São obras de pequeno porte, mas de grande retorno social e de vital importância para o desenvolvimento de cada bairro.

Fico feliz ao participar do lançamento do Orçamento Popular, porque através dele o povo tem uma participação efetiva e direta na gestão dos recursos municipais.

Ele também é uma ferramenta de devolução ao povo de parte dos recursos arrecadados e decorrentes do pagamento de impostos como o IPTU”, comemora o prefeito Elmano Férrer.

Além das assembléias zonais que deverão ser marcadas por todo o mês de junho, serão realizados fóruns zonais durante o mês de julho.

Nos fóruns da zona urbana serão eleitos 10 delegados e 50 propostas para cada regional.

Haverá um fórum para as quatro zonas rurais (sul,sudeste, norte e leste).

Neste evento, serão eleitos 05 delegados e 20 propostas para cada zona rural.

Ao todo serão eleitas 280 propostas de obras e serviços públicos que serão analisadas pela comissão do Orçamento Popular a ser empossada no dia 17 de agosto, no auditório da Secretaria Municipal de Finanças.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações da Prefeitura de Teresina