Prefeito do Cabo (PE) promete mobilização na 6ª Ciranda de Ações Sociais

PTB Notícias 16/07/2007, 16:49


A cidade de Cabo de Santo Agostinho, localizada no litoral do Estado de Pernambuco, e que tem como prefeito o petebista Lula Cabral, será alvo de ações preventivas e estruturadoras no intuito do fortalecimento das políticas públicas de segurança desenvolvidas pelo Município.

A Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Defesa Social Estadual, realizará á partir de amanhã, 17/07, até o dia 22 de julho, o Programa Ciranda de Ações Preventivas – Intervenção Comunitária e Social, que faz parte do 6º Fórum de Ações Preventivas e Sociais.

De acordo com o prefeito Lula Cabral, a idéia é fazer um trabalho de atenção específica e política destinada aos jovens em situação de risco.

O programa está sendo realizado no Cabo, através da Secretaria de Educação e conta com a parceria de órgãos operativos da Defesa Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.

O papel do município, através da Secretaria de Educação, será o de articular internamente o envolvimento da gestão municipal nas atividades do programa que conta com os projetos complementares: Juventude em Alerta e Resgatando Cidadania.

Através do Juventude em Alerta serão promovidos, nas escolas locais e sedes das Secretarias Regionais, oficinas, palestras, capacitações, trilhas educativas, ciclos pedagógicos e rodas culturais para alunos do ensino Fundamental e Médio, além de profissionais e para comunidade em geral.

No projeto Resgatando Cidadania, será desenvolvida uma ação cívico-social de estímulo à retirada dos principais documentos, tais como identidade, carteira de trabalho, carteira do idoso, além de atendimento médico, nos finais de semana, dentro dos estabelecimentos de ensino.

O projeto Juventude em Alerta busca diminuir o comportamento de risco dos jovens que tendem a ter baixa auto-estima, que apresentam baixos níveis de espiritualidade e que consomem drogas e sofreram abusos físicos e sexuais.

As atividades começarão na terça-feira, 17, com um Fórum de Ações Preventivas, às 14h, no Centro Cultural Mestre Dié.

No dia 18, o tema abordado pela manhã será a Capacitação em Ação – Presença Pedagógica, às 8h, no Centro Cultural Mestre Dié.

À tarde acontecerá o Ciclo Pedagógico, com oficinas e palestras, às 15h, seguido por uma Trilha Educativa que leva o cinema às escolas, às 19h, na Escola Municipal José Alberto de Lima.

Na quinta-feira, dia 19, as temáticas serão: Oficinas e Palestras, às 9h, na Escola Municipal Conde da Boa Vista e na Escola Municipal José Alberto de Lima.

À tarde as oficinas acontecerão às 15h, na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves e na Escola Marivaldo Burégio, que também realizará palestras às 19h.

Na sexta-feira, dia 20, acontecerá uma Roda Cultural no Mercadão, às 14h, onde as comunidades da Ilha de Deus, Alto José do Pinho, Curado IV, Prazeres e Cajueiro Seco, e os municípios de Itapissuma e do Cabo de Santo Agostinho farão apresentações culturais.

O encerramento será com o projeto Resgatando a Cidadania, nos dias 21 e 22, das 8h às 17h no sábado e das 8h às 12h no domingo.