Prefeito Duciomar Costa anuncia mutirão de obras nos bairros de Belém

PTB Notícias 19/03/2007, 8:44

Um esperado encontro, realizado na última semana, reuniu centenas de moradores de Belém e o prefeito petebista Duciomar Costa.

Na ocasião ele apresentou o projeto A Prefeitura no Meu Bairro, uma iniciativa inédita de ações integradas que, segundo anunciou o prefeito, começa nesta segunda-feira, 19, com obras de saneamento, pavimentação e urbanismo, abrangendo cerca de 20 ruas e passagens do primeiro bairro escolhido para o projeto, o Terra Firme.

Os benefícios do programa alcançam de forma direta aproximadamente nove mil pessoas, mas indiretamente todos os moradores serão contemplados pelo conjunto de obras e ações jamais realizadas por uma gestão municipal em um bairro de Belém.

O projeto A Prefeitura no Meu Bairro é o resultado do contato direto entre o poder público e a comunidade.

Durante cinco meses o prefeito Duciomar Costa se reuniu, todas as quartas-feiras, com as lideranças comunitárias da Terra Firme para ouvir seus pedidos e reclamações.

“Eu pude observar toda a situação que esta comunidade está vivendo.

Há muitos invernos estas pessoas aqui estão pisando na lama e por isso é meu dever contribuir para mudar essa realidade.

Devo a todos vocês que confiaram em mim e por isso estou aqui, para trazer este conjunto de obras urgentes, mas, também, ações sociais permanentes que vão garantir o acesso à saúde e mais oportunidades de inclusão social”, disse o prefeito petebista aos presentes que reagiram com palmas entusiasmadas.

Conforme diz o nome do projeto, a prefeitura de Belém envolverá todas as secretarias administrativas atuando, não só na Terra Firme, mas em outros bairros da cidade.

O objetivo é intervir de forma efetiva e conjunta para solucionar os problemas enfrentados por estas comunidades, principalmente, nas áreas de habitação, saneamento, saúde, educação, assistência social, meio ambiente, qualificação e capacitação profissional, geração de emprego e renda e ações de cidadania.

“Este trabalho está acontecendo de forma integrada para proporcionar uma melhor qualidade de vida e maiores oportunidades a todos os moradores do bairro.

Não adianta realizar obras isoladas e beneficiar apenas uma minoria”, explicou a assessora de programas sociais da prefeitura, Duty Monteiro.

Segundo ela, desde o início da gestão, os técnicos e engenheiros da prefeitura vêm realizando um estudo completo para detectar as necessidades urgentes das áreas mais carentes de Belém.

Por todas as suas demandas emergenciais, a Terra Firme será o primeiro bairro contemplado por obras e serviços, que há 30 anos andava esquecido pelo poder público.

“É uma grande vitória para a Terra-Firme e valeu a pena esperar esses dois anos para que acontecesse.

Confiamos na promessa do prefeito Duciomar de que a transformação em nosso bairro não se daria aos poucos, mas sim de uma só vez e de maneira completa”, disse o presidente de honra da Associação de Moradores do bairro da Terra Firme, Raimundo José Castro.

Quem também comemora é a líder comunitária Francisca Góes, 58.

“Esse conjunto de obras significa para nós a conquista do respeito que o nosso bairro precisa e merece”, desabafou.

Aos 58 anos, ela mora na Terra Firme há 42 e conta que todas as obras iniciadas em outras administrações nunca tiveram continuidade, como é o caso da microdrenagem da Bacia do Tucunduba, parcialmente concluída na gestão anterior.

A partir de agora, terá suas obras retomadas como uma das prioridades da prefeitura para garantir o saneamento da área.

“O prefeito teve a humildade de nos escutar para saber o que queremos e o que precisamos, por isso estamos confiantes”, completou a moradora.

fonte: site da Prefeitura Municipal de Belém (PA)