Prefeito Duciomar Costa apóia encontro lojista nacional em Belém

PTB Notícias 8/05/2007, 8:38

A Prefeitura Municipal de Belém vai apoiar o 23º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que após 19 anos, será realizado novamente na capital paraense, com organização do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém (Sindilojas).

Nesta segunda-feira (7), Joy Colares, vice-presidente do Sindilojas, Álvaro Cordoval, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foram recebidos pelo prefeito petebista Duciomar Costa, que reiterou o apoio da Prefeitura ao encontro, por meio da Companhia de Turismo do Município de Belém (Belemtur).

O apoio da PMB foi ofertado para a infra-estrutura do evento, especialmente nas áreas referentes ao impulso do turismo, com a disponibilização do navio “Antonio Lemos” para que os participantes conheçam a ilha de Mosqueiro, e ainda a estrutura de recepção no Aeroporto Internacional de Belém, participação nos roteiros e na divulgação de informações turísticas de Belém por meio de um estande da Belemtur no local do evento, que vai reunir cerca de 2 mil pessoas de 13 a 16 de Junho deste ano, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Na exposição da programação do encontro, Joy Colares disse que a participação efetiva da PMB é de fundamental importância para o sucesso do evento, uma vez que reforçará a infra-estrutura de Belém como uma capital pronta para o turismo de negócios.

“Nós só tivemos condições de trazer o encontro para Belém este ano porque houve a ampliação da rede hoteleira da capital e a confirmação de que, no período do encontro, nós já poderíamos contar com a estrutura do novo Centro de Convenções.

O encontro, que trará muitas entidades e grandes nomes do comércio lojista nacional, também levará o nome de Belém como uma cidade pronta para os grandes eventos”, destacou.

Álvaro Cordoval ressaltou que além dos temas que irão compor a programação técnica do evento, foi escolhida uma vasta programação social e cultural para proporcionar aos visitantes um mergulho no cenário regional do Pará e especialmente de Belém, como portal de entrada natural da Amazônia.

Na programação constam passeios à ilha do Marajó – a maior ilha marítimo-fluvial do mundo – e uma programação espalhada por todos os pontos turísticos de Belém, principalmente os localizados próximos à baia de Guajará, sendo que o passeio a Mosqueiro foi confirmado na reunião, sugerido pelo prefeito Duciomar Costa.

“Nós temos lá toda uma estrutura turística montada na praia do Paraíso, inclusive com a estrada pavimentada pela primeira vez em nossa gestão, e não podemos deixar que um encontro tão importante não inclua a ilha de Mosqueiro em seu roteiro”, ressaltou o prefeito Duciomar Costa.

Joy Colares fez referência ainda ao andamento de novas obras estruturais importantes para Belém, como a nova Vila da Barca e a Orla de Belém, esta, incluída no programa “Portal da Amazônia”.

“Estas obras, prefeito, certamente darão um novo impulso ao crescimento do turismo e a novas ampliações na rede hoteleira e de serviços em Belém”, afirmou Colares, ressaltando ainda todas as melhorias que já foram feitas em Mosqueiro nos últimos dois anos, como a construção do pórtico de entrada, a pavimentação de vias importantes, a revitalização de praças e a construção da ponte da estrada da Variante, melhorando a interligação do tráfego na ilha.

O prefeito Duciomar Costa ressaltou que as obras estruturais para Belém são as principais prioridades da sua administração.

“Hoje, depois de dois anos investindo nessas obras, a Prefeitura está aos poucos entrando nos bairros de Belém para resolver problemas mais pontuais, porém, as obras estruturais, e que exigem grandes esforços, são a nossa prioridade, porque são obras não apenas para marcar uma gestão, são obras para mudar a cara de Belém, colocando a nossa cidade e a nossa gente de cara para os nossos rios, como já está acontecendo no Portal da Amazônia, onde a obra da orla atingirá, até o final deste mês de maio, 500 metros de aterro hidráulico pronto, com um aceleramento maior por conta da redução das chuvas que nos levará a concluir a primeira fase até o final deste ano”, informou o prefeito.

O presidente da Belémtur, Whady Kayath, disse que toda a logística do apoio da PMB ao 23º Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo correrá via Belémtur.

“Durante esse evento faremos uma grande campanha de divulgação da nossa cidade, que completou 391 anos e, embora a data do aniversário seja em janeiro, a programação do encontro terá homenagens alusivas à esse aniversário da cidade pela importância da cidade de Belém, de quase 400 anos, no contexto da história da colonização brasileira”, afirmou.

fonte: site da Prefeitura Municipal de Belém (PA)