Prefeito Duciomar Costa entrega novo complexo de abastecimento do Guamá

PTB Notícias 28/05/2012, 17:19


O prefeito de Belém (PA), Duciomar Costa (PTB), ao lado do vice-prefeito, Anivaldo Vale, inaugurou no último sábado (26/05/2012), o Complexo de Abastecimento do Guamá, que beneficia 1.

000 feirantes cadastrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon), num amplo, moderno e novo espaço, especialmente projetado com câmara frigorífica, posto de policiamento, administração e 387 equipamentos para os trabalhadores.

Em meio a uma grande festa popular, Duciomar destacou que estava ali compartilhando a alegria dos feirantes pela conquista do novo complexo.

Disse ainda que, como foi feirante no mesmo bairro, sentia-se realizado em poder, como gestor, conferir dignidade e qualidade de vida para mais de mil famílias do bairro.

“É uma satisfação muito grande estar comemorando esta nova fase na vida dos feirantes e dos moradores de todo o Guamá”, pontuou.

O prefeito petebista aproveitou para lembrar que o bairro recebeu, ao longo de seus dois mandatos, um conjunto de obras jamais realizado na área.

O Guamá está recebendo saneamento, através do projeto de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova; asfalto, que já chegou a mais de 80% das ruas do bairro; iluminação pública; o complexo de abastecimento; uma praça e uma academia ao ar livre, que será inaugurada em junho próximo.

“Quando eu assumi a Prefeitura de Belém, o Guamá tinha apenas duas ruas asfaltadas.

Este bairro recebeu um carinho todo especial da minha gestão”, confirmou.

Segundo o prefeito, novas feiras livres serão alvo do pioneiro projeto de modernização e adequação desses espaços.

Depois das feiras da 25, Cremação, Ver-o-Peso e Guamá, as feiras públicas da Bandeira Branca (em obras) e Pedreira (em fase de acabamento) serão entregues para feirantes e população.

“O nosso objetivo é oferecer condições de trabalho com dignidade, qualidade e higiene”, ressaltou.

Duciomar Costa fez questão de percorrer com a secretária municipal de Economia, Ociane Vasconcelos da Luz, todas as barracas do complexo, conhecendo de perto os permissionários e reencontrando velhos amigos do bairro.

Duciomar e o vice-prefeito não perderam a chance de tomar café e comer uma tapioquinha na praça de alimentação da feira.

Aliás, muito à vontade, Duciomar surpreendeu entrando em uma barraca e fazendo, ele próprio, uma tapioca com manteiga, que entregou a uma moradora do Guamá.

Anivaldo Vale diz que Prefeitura resgatou uma dívidaO vice-prefeito de Belém, Anivaldo Vale, foi abraçado pelos moradores do Guamá, na inauguração do novo complexo de abastecimento do bairro.

Ele destacou que a Prefeitura de Belém quitou uma dívida antiga com os feirantes e a população guamaense.

“Gostaria de parabenizar o prefeito Duciomar Costa pela entrega da obra porque todos que trabalham aqui estão satisfeitos.

Vejo com satisfação esse resgate de um débito com a sociedade.

Estamos aqui resgatando uma dívida.

”A feirante Telma Regina, há 30 anos trabalhando na feira, comentou que não imaginava que o sonho viraria realidade.

“O prefeito está nos dando um presente.

Um presente para todo o bairro”, disse.

Ela foi uma das permissionárias do complexo, que esteve bem perto do vice-prefeito Anivaldo Vale, agradecendo pela obra e parceria.

A Prefeitura de Belém investiu R$ 2,7 milhões nas obras do Complexo, que possui uma moderna câmara frigorífica para armazenar as sobras dos vários tipos de carnes (boi, peixe, frango, porco, mariscos) ali comercializados.

Dinho Oliveira, presidente da Associação dos Feirantes de Belém, que trabalha na feira do Guamá, não teve dúvidas em afirmar que agora, com o novo complexo de abastecimento, os feirantes deixam de ser “forasteiros”.

“Essa obra faz de nós empreendedores”, ratificou.

“A sustentabilidade de um projeto nasce da realidade, quando escutamos as pessoas.

E foi isso que este governo fez.

Este trabalho passa a ser referência”, analisou.

Ele destacou que a associação conseguiu “colocar o sonho no coração das pessoas e agora o desafio é cuidar do nosso espaço”.

Os feirantes do Guamá aderiram ao projeto Feira Limpa, de acordo com a secretária de Economia, Ociane Luz, o que os obriga a cuidar individualmente de suas barracas, e coletivamente de todo o complexo.

O permissionário Adilson Rocha Nery resumiu em um depoimento a felicidade pelo novo local de trabalho.

“Não tem quem bote defeito.

Para nós, o único que prometeu e fez foi o Duciomar.

Para mim, tudo na gestão dele está muito bom.

O Mercado e a rua da minha casa estão maravilhosos.

Eu voto no Dudu desde que ele era vereador.

Transferi meu título de Abaetetuba só pra votar nele.

E não me decepcionei.

Graças a Deus, está bom.

”Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Belém (PA)Foto: Paulo Akira/Prefeitura de Belém (PA)