Prefeito Duciomar Costa inaugura primeira etapa da Orla de Belém

PTB Notícias 2/07/2012, 14:44


O prefeito Duciomar Costa (PTB) inaugurou nesse sábado (30/6/2012) os primeiros 2 km do Projeto Orla de Belém.

O evento aconteceu em meio a uma programação especial que contou com atividades culturais e esportivas, que duraram a semana inteira.

O novo espaço, construído pela Prefeitura Municipal de Belém, tem cerca de 2,5 mil metros e envolve o corredor de entrada da orla, cruzando as ruas Veiga Cabral, Osvaldo de Caldas Brito e Mundurucus.

Possui área de lazer com quatro quadras poliesportivas, quiosques, decks, postos policiais, academia ao ar livre, play ground, restaurante, ciclovia, estacionamento, moderna iluminação pública, paisagismo, calçadão e seis pistas pavimentadas.

“A Orla de Belém, que entregamos agora, é apenas uma parte de um projeto grandioso que é o Portal da Amazônia.

São melhorias definitivas, que compreende a macrodrenagem e toda a infraestrutura necessária que beneficia diretamente 300 mil pessoas”, ressaltou Duciomar Costa.

O espaço foi construído onde antes havia palafitas.

As famílias ganharam qualidade de vida, depois de receber a chave de um apartamento novo, em um conjunto habitacional construído pela prefeitura.

Segundo Duciomar Costa, esta é a primeira vez que o problema da falta de saneamento, infraestrutura e moradia são enfrentados nos bairros do Jurunas e Guamá.

“Além disso, nós recuperamos uma área que estava degradada há anos por madeireiras, fábricas de palmito, argila e portos.

Estamos devolvendo para Belém a vista para o rio, com mais qualidade de vida e infraestrutura para os moradores da região”, garantiu o prefeito petebista.

Manoel Soares, diretor do Conselho Comunitário do Jurunas, falou com satisfação deste grande momento para toda a comunidade.

“Vi isso aqui começar a ser construído e passar por uma mudança espetacular.

Quem não estava por perto vendo tudo acontecer, vai demorar para acreditar que isso foi possível.

É a realização de um sonho ver o novo cartão postal da cidade nascer bem diante dos nossos olhos”, enfatizou.

Para o titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Fernando Pereira, a Orla de Belém valoriza as características locais e ambientais do Rio Guamá, proporcionando melhoria social e saneamento, além de incrementar o turismo e gerar emprego e renda.

Segundo o secretário, a iluminação pública do local é composta por 168 pontos dispostos em 42 postes com base de aço inoxidável, nos padrões do sistema de iluminação de grandes metrópoles do mundo.

Além disso, 44 projetores de LED serão instalados para realçar as cores do paisagismo da mais nova janela para o rio que a Prefeitura está devolvendo para a população de Belém.

A dentista Yara de Menezes trouxe os dois filhos e os amiguinhos deles para desfrutar deste novo espaço.

“Ficou maravilhoso.

Eu já tinha visto por fotos e também pela televisão.

Mas sentir esse vento, ao mesmo tempo em que vejo as crianças se divertindo, recompõe as energias para toda a semana”, garantiu.

Cerca de R$ 100 milhões foram investidos no empreendimento pelo município e governo federal, via Ministérios do Turismo e das Cidades.

Para a conclusão do projeto da Orla de Belém, as obras se estendem ainda por mais 700 metros, até a rua Fernando Guilhon, totalizando 2,2 km de área modificada.

A programação de entrega da Orla de Belém seguiu com apresentação cultural do Arraial do Pavulagem e da cantora Lia Sophia.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Belém (PA)Foto: Paulo Akira/Prefeitura de Belém