Prefeito Duciomar Costa prestigia desfile de escolas municipais em Belém

PTB Notícias 6/09/2006, 11:46


ESPECIAL SEMANA DA PÁTRIA – O prefeito de Belém (PA), Duciomar Costa (PTB), prestigiou nesta terça-feira, 5, o desfile oficial do Dia da Raça, promovido pela Secretaria Executiva de Educação do Município (Seduc), o que não ocorria há nove anos.

As escolas municipais voltaram a fazer bonito na Avenida Presidente Vargas, na abertura das festividades oficiais da Semana da Pátria.

A Secretaria de Educação participou do desfile com 250 representantes das escolas Terezinha Souza, Alzira Pernambuco, Silvio Nascimento, Maria Luiza Pinto do Amaral, Antônio Carvalho Brasil e Liceu Mestre Cardoso.

Na seqüência veio a Escola Bosque, de Outeiro, que se fez presente com mais 250 alunos.

A banda da Guarda Municipal de Belém (Gbel) e da banda marcial da escola municipal Maria Luíza Pinto do Amaral deram o ritmo da evolução.

A escola Remígio Fernandez, de Mosqueiro, também participou do evento, com mais 50 alunos que marcharam no ritmo da banda da escola estadual Jarbas Passarinho.

No ano passado as escolas municipais já tinham feito uma pequena participação no desfile, mas ainda de uma forma tímida e improvisada, quase um ensaio para o grande espetáculo apresentado esse ano.

Com uniformes feitos especialmente para o evento, os alunos fizeram suas evoluções, tendo como comissão de frente a Companhia Municipal de Dança, formada por alunos oriundos do projeto Escola de Dança, que oferece aulas de dança não só para alunos da rede, como também para a comunidade em geral.

Um dos pontos altos do desfile foi a participação dos alunos do Liceu Mestre Cardoso.

Eles se apresentaram “sujos” de barro para representar a tradição da cerâmica em argila produzida em Icoaraci, onde a escola fica sediada.

A Escola Bosque levou para a avenida uma síntese de todos os projetos que desenvolve, do projeto Horta, cultivado pelas próprias crianças e alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, ao curso de panificação e grupo de dança para a terceira idade, ofertados para a comunidade do Outeiro.

No final da passagem das escolas municipais, o Prefeito Duciomar Costa não escondia o orgulho pelo trabalho apresentado, assim como a Secretária Municipal de Educação, Therezinha Gueiros.

“É um retorno muito bem-vindo, não vejo porque privar as crianças e adolescentes de participar desse momento de diversão e reflexão.

Da minha parte é energizante ver as crianças desfilando, isso renovas as forças para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho em prol da oferta de uma educação de qualidade na rede municipal”.

fonte: site da Prefeitura de Belém