Prefeito Duciomar Costa recebe embaixadora da Noruega em Belém

PTB Notícias 11/05/2009, 7:21


A embaixadora da Noruega no Brasil, Turid Bertelsen Rodrigues Eusébio, foi recebida na última semana pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, em seu gabinete.

Turid estava acompanhada de seu ministro de Meio Ambiente, Inge Nordang.

Ambos vieram à cidade com o objetivo de conhecer a Metrópole da Amazônia e os projetos da administração municipal voltados para o meio ambiente.

“Agora, como membro da embaixada, estou começando a conhecer o Brasil inteiro.

Minha tarefa é conversar com as pessoas que vivem aqui na região amazônica para saber mais sobre a realidade delas”, disse a embaixadora, que também expôs o interesse de seu país em apoiar financeiramente projetos voltados para o meio ambiente e que promovam a sustentabilidade.

“Somos a porta da Amazônia.

Estamos mais bem localizados geograficamente.

Essa difícil relação entre o homem e o meio ambiente deve ser estabelecida da melhor maneira possível, porque afinal de contas diz respeito a todos nós”, disse o prefeito Duciomar Costa se referindo ao meio ambiente.

Para ele, o fato de Belém estar localizada na porta de entrada da Amazônia faz com que a preocupação com o meio ambiente seja redobrada.

“A Semma (órgão municipal de meio ambiente) está com muita vontade de trabalhar e mostrar serviço.

E essa visita é muito bem vinda porque ajuda a trazer a discussão sobre esse assunto, geralmente polarizada no eixo Brasília-Rio-São Paulo, pra cá”, completou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente, José Carlos Lima, afirmou que sua principal meta é fazer uma Belém uma cidade sustentável e referência em meio ambiente.

“Belém trabalha com o objetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono.

Também pensamos em projetos sustentáveis para as famílias ribeirinhas e incorporar mais parques dentro da cidade.

Essas foram algumas das propostas que apresentamos à embaixadora”, afirmou.

O secretário ainda tratou com a embaixadora do projeto “Arboriza Belém”, que pretende fazer o plantio de árvores em diferentes pontos da cidade.

“Como a avenida Senador Lemos, onde árvores antigas foram caindo e ainda não foram substituídas”, exemplifica.

“É importante conhecer este país fantástico.

Pretendo visitar todos os estados da Amazônia para ver o trabalho voltado ao meio ambiente”, finalizou Turid Bertelsen.

Ela recebeu do prefeito Duciomar Costa como presente um kit contendo perfumes e sabonetes aromatizados – feitos à base de ervas regionais, produzidos por alunos do projeto Farmácia Nativa, do Fundo Ver-o-Sol – e um livro com várias imagens sobre a história de Belém também foi entregue.

Em troca, Duciomar Costa recebeu de Turid Bertelsen um livro com ilustrações de paisagens da Noruega.

“A Noruega é um país que se preocupa bastante com a questão ambiental e estabelecer uma relação de cooperação com eles é fundamental”, finalizou o prefeito Duciomar.

O momento foi oportuno para debater as leis nacionais e locais pautadas na sustentabilidade.

Participaram também da recepção o presidente da Belemtur, Wady Kayathy, o secretário de Planejamento (Segep), Edilson Ramos e o secretário de Saneamento (Sesan), Natanael Cunha.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura Municipal de Belém