Prefeito Elmano decreta estado de alerta após estragos da forte chuva

PTB Notícias 3/11/2011, 7:16


O prefeito Elmano Férrer (PTB) decretou estado de alerta em Teresina (PI), após o temporal que caiu anteontem, 01/11, e destruiu casas e derrubou árvores por vários pontos da cidade.

Equipes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de Teresina estão em campo monitorando os efeitos das fortes chuvas.

Logo que as chuvas se iniciaram, o prefeito Elmano Férrer reuniu, ainda na noite de anteontem (01/11), todos os superintendentes e determinou estado de alerta no sentido de minimizar possíveis estragos causados pelo temporal.

O superintendente da SDU Centro Norte, Ribamar Bastos, informou, na manhã desta quarta-feira (02/11), que ocorreram alguns problemas que ele considera pontuais, como a queda de árvores na Vila Carolina Silva e no bairro Poti Velho, situações que foram imediatamente contornadas pelas equipes da Prefeitura.

A zona Leste também registrou queda de árvores por conta do temporal, principalmente na Avenida Ininga.

O superintendente também citou inundações em algumas casas no bairro Água Mineral, mas a situação já está sob controle.

“Vale ressaltar que as famílias que tiveram suas casas alagadas moram em área de risco e a Prefeitura já providenciou para elas, há algum tempo atrás, novas moradias em local mais seguro, mas até agora não se decidiram pela mudança”, explica Ribamar Bastos.

Outra preocupação do prefeito Elmano Férrer, segundo o superintendente, é com os moradores da Vila Esperança, região da Santa Maria da Codipi, que vivem em um grotão.

“Essas famílias serão transferidas brevemente para outro local onde a Prefeitura já providencia a construção das casas.

Até o momento, não houve problemas de inundações na Vila Esperança”, afirma o superintendente da SDU Centro-Norte.

Na zona Leste, também houve problemas com queda de árvores, como na Avenida Ininga, onde uma mangueira de aproximadamente 25 metros caiu sobre um muro, danificou a rede de energia elétrica e alguns veículos que estavam estacionados nas proximidades de um dos shoppings da cidade.

A SDU Leste passou a manhã controlando a situação e providenciando a retirada da árvore, como informa o gerente de Serviços Urbanos, Antônio Romão Filho.

De acordo com o prefeito Elmano Férrer, temporais como o que ocorreu em Teresina na noite dessa terça-feira sempre causam algum transtorno para a população, mas ele afirma que a Prefeitura está investindo em infraestrutura em toda a cidade justamente para tranquilizar a população em tempos de chuvas.

“A população sabe que a zona Leste, por exemplo, sofre problemas crônicos de alagamento, mas a partir deste mês de novembro, a Prefeitura de Teresina espera solucioná-los de vez, com o início da construção de 6 quilômetros de galerias pluviais”, adianta Elmano Férrer.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal Cidade Verde